Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
26º
Sábado,
22 de Fevereiro
Em 2017

Mais de 300 cobras foram apreendidas em João Pessoa e região

Os dados revelados pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) correspondem ao período de janeiro a setembro.

Por Redação T5 Publicado em
Jiboia
ouça este conteúdo

Dados revelados pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) apontam que de janeiro a setembro deste ano foram apreendidas 345 serpentes em João Pessoa e na região metropolitana. Em Campina Grande foram apenas 32 no mesmo período.

O número é assustador, principalmente para quem tem pavor pelas cobras. O levantamento mostra que as jiboias são as mais encontradas e, por incrível que pareça, elas não são venenosas.

Mas, calma. Não é por que não há veneno que elas não oferecem riscos. De acordo com o tenente Durval Figueredo, do BPAmb, a recomendação é manter distância. “Mesmo as serpentes não venenosas representam perigo por que numa picada podem transmitir bactérias que podem causar infecções graves. A orientação em qualquer caso é manter distância e tentar sempre manter contato visual com o animal e ligar para o 190 que o Batalhão Ambiental vai realizar o resgate”, explicou.

A aparição desses animais na área urbana tem um motivo. “Cada vez mais a ocupação de áreas próximas a matas faz com que os animais migrem em busca de alimento e abrigo na zona rubana”, explicou o militar.

Precauções - “Em caso de picadas, a vítima pode ser encaminhada ao CEATOX no Hospital Universitário e, se possível levar o animal ou alguma foto do mesmo para identificação e aplicação do soro correspondente ou o tratamento adequado à situação”, ponderou o tenente Figueredo.

Captura – Os animais capturados são encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, na estrada de Cabedelo. Depois de atendidos, são devolvidos à natureza.



Relacionadas
noscript