Carros de luxo são apreendidos durante cumprimento de mandados pelo Gaeco na Paraíba
A apuração começou em maio de 2020 e recolheu indícios de que, através de sites vítimas foram direcionadas para as corretoras “VLOM” e “LBLV”.
Dois carros de luxo avaliados em cerca de R$ 5 milhões foram apreendidos durante a operação realizada pelo Grupo de Operações contra o Crime Organizado (Gaeco) contra o esquema de lavagem de dinheiro que usava criptomoedas. Os veículos estavam em um condomínio no bairro do Altiplano, em João Pessoa.
A operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (25) contou com mandados cumpridos também nas cidades de Conde e Arara, no Litoral Sul e Brejo do estado, respectivamente.
De acordo com o Ministério Público de Goiás, a operação é denominada de “Black Monday”, e visa "desbaratar organização criminosa voltada para a prática de crimes de 'pirâmide financeira', crimes contra relações de consumo e de lavagem de dinheiro".
A apuração iniciada em maio de 2020 recolheu indícios de que, através dos sites “Aprenda Investindo” e “Investing Brasil”, centenas de pessoas, na expectativa de realizar investimentos financeiros foram direcionadas para as corretoras “VLOM” e “LBLV”. Desta forma, as vítimas realizavam transferências bancárias para diversas pessoas jurídicas e os valores não eram revertidos no desejado investimento.
"Ao contrário, o dinheiro das vítimas, conforme até o momento apurado, era convertido em “Bitcoins” e em bens de alto valor", diz o texto.
A ação corresponde a operação deflagrada pelo Ministério Público de Minas Gerais, através da 8.ª Promotoria de Justiça de Pouso Alegre e do GAECO, e a Polícia Militar de Minas Gerais. Integram também o Ministério da Justiça, da Polícia Civil de Goiás, e dos Ministérios Públicos (GAECOS) dos Estados de Pernambuco, São Paulo, Paraíba, Bahia, Alagoas, Goiás, Maranhão, Rondônia, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Leia também:
+ João Pessoa foca na 2ª dose, mas continua vacinação em idosos com 64 anos ou mais
+ "Local do crime foi adulterado", diz delegado sobre assassinato de empresário paraibano
+ MP cobra canal para que usuários denunciem aglomerações em ônibus de João Pessoa
+ Atitude de Carla Diaz no 'Mais Você' é detonada por internautas: "Desrespeitoso"