Aprenda a fazer brigadeiros de queijo e goiabada para o Dia dos Namorados
Receita da doceira Jamille Andrez dá um toque especial para esta data comemorativa
O dia mais romântico do ano está chegando e os casais já estão planejando a comemoração. Para aqueles que querem economizar ou preferem um momento mais íntimo, um jantar especial em casa pode ser a escolha perfeita para celebrar o Dia dos Namorados.
E para deixar o dia ainda mais doce e fechar a refeição a dois com chave de ouro, a dica é a combinação perfeita de queijo e goiabada na receita de brigadeiro assinada pela doceira Jamille Andrez. Extremamente saborosa, a união do queijo com a goiabada é popularmente conhecida como Romeu e Julieta.
Com preparo fácil e semelhante ao doce tradicional, o brigadeiro Romeu e Julieta confere o gosto umami – quinto gosto básico do paladar humano descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda – com a junção do queijo com a goiabada. E para deixar a receita ainda mais umami, é possível substituir o cream cheese por um pedaço fino de queijo parmesão.
Tome nota e surpreenda a pessoa amada neste dia tão especial!
BRIGADEIRO ROMEU E JULIETA
INGREDIENTES
1 lata de leite condensado (395 g)
150 g de cream cheese
30 g de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de leite
150 g de goiabada cortada em cubos pequenos
Açúcar cristal para enrolar
MODO DE PREPARO
Em uma panela, coloque o leite condensado, o cream cheese, a manteiga e o leite, e leve ao fogo alto, mexendo de vez em quando, por cerca de 8 minutos, ou até soltar do fundo da panela.
Transfira para uma tigela, cubra com filme-plástico e leve à geladeira por, pelo menos, 6 horas.
Abra pequenas porções da massa, disponha os cubos de goiabada no centro e enrole os docinhos. Envolva no açúcar cristal e sirva em seguida.
Dica: o cream cheese pode ser substituído pelo queijo parmesão.
Rendimento: 20 brigadeiros
Tempo de preparo: 35 minutos (+ 6 horas de geladeira)
UMAMIÉ o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas.
O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami.
As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami.