Conheça as alagoanas homenageadas na exposição "Mulheres Que Inspiram"
Mostra começa hoje (6) no Parque Shopping e faz parte das comemorações do dia mulher da Rádio Nova Brasil
Advogadas, jornalistas, empreendedoras, artesãs, terapeutas, policiais, chefes de cozinha, cantoras, atrizes, produtoras, líderes, elas são múltiplas. A Rádio Nova Brasil e o Parque Shopping homenageiam 14 mulheres que estão escrevendo a nova fase da história de Alagoas. Conheça um pouco mais das personalidades femininas que construíram um legado e representam a força da mulher alagoana:
1. Aline Marta – atriz
Aline é formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Alagoas, mas a atriz também tem outros talentos. É publicitária, cantora e ama cozinhar. Começou a carreira em 1976, aos 14 anos, na peça “A Bomba Atômica”. Na década de 80 formou uma banda de rock e estreou nos cinemas, no média-metragem, “Tana’s Take”. Atuou em vários longas, contracenou com grandes artistas e ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante na 24ª Edição Festival do Rio, um dos mais importantes do audiovisual no país.
2. Ane Oliva – Atriz Alagoana
A atriz alagoana tem 28 anos de carreira nas artes cênicas e brilha nas telonas há 5 anos com atuação em diversos filmes premiados. Ane Oliva ganhou o prêmio de Melhor Atriz em Curta de Ficção no Holidays 365 International Film Festival e é uma das estrelas da série brasileira “Cangaço Novo”. Atualmente, participa de dois filmes nacionais que estão concorrendo no festival internacional de cinema de Berlim. Ativista, mantém com recursos próprios um teatro em Maceió.
3. Tenente Coronel Danielli de Assunção - Comandante da Patrulha Maria da Penha no Estado de Alagoas.
A Tenente Coronel tem papel de destaque no enfrentamento a violência contra a mulher. Pioneira, ela comanda a Patrulha Maria da Penha que tem como objetivo atender os casos de violência contra a mulher em razão da vulnerabilidade e hipossuficiência de gênero, ocorridos em âmbito doméstico ou familiar, reduzindo as mortes violentas e intencionais em 46,5%.
4. Fernanda Guimarães - Cantora, Compositora e Instrumentista.
Com uma trajetória de sucesso, aclamada pelo público e pela crítica, Fernanda começou a carreira no final dos anos 90, como líder e baixista da primeira banda de rock com uma vocalista em Alagoas. Recentemente fez parcerias com artistas nacionais e apresentações especiais em São Paulo e no Rio de Janeiro. Eclética e inovadora, o seu trabalho tem influência de diversos ritmos como MPB, Samba, Pop Rock, Blues, Jazz e Rock’n Roll. Fernanda é a idealizadora do projeto disruptivo “Rock Maracatu” que há 10 anos mistura rock e maracatu e arrasta milhares de foliões no pré-carnaval em Maceió.
5. Fernanda Vilela – Advogada Tributarista
Fernanda é uma brilhante advogada com atuação na área empresarial, sendo apontada por 5 anos consecutivos como uma das melhores advogadas do país. Com experiência nacional e internacional, a jurista tem grande legado no estado de Alagoas sendo responsável pela implantação do Programa Nota Fiscal Alagoana e por ter reestruturado e moralizado a arrecadação pública. A premiada advogada já recebeu mais de 13 homenagens nos mais de 40 anos de carreira. Atualmente Fernanda comanda um escritório de advocacia e é membro do Instituto Pernambucano de Estudos Tributários – IPET.
6. Koram Xucuru – Empreendedora Indígena
Liderança feminina da aldeia, a índia Koram, conhecida como Meizinheira, é de etnia Xucuru-Kariri. Ela é neta de mestre de raiz e filha de uma das parteiras mais antigas da comunidade indígena de Palmeira dos Índios. Atua como terapeuta holística, uma mestra dos saberes populares sobre cura e manutenção da saúde por meio do uso de plantas medicinais.
7. Luiza Barreiros – Jornalista
Desde maio de 2022, Luiza Barreiros comanda o órgão responsável por gerir, formular e coordenar o sistema de relações institucionais e de interação social do Estado de Alagoas. A jornalista é a segunda mulher a ocupar o cargo de Chefe do Gabinete Civil do Estado. Luiza Barreiros é jornalista formada pela UFAL e trabalhou como repórter e editora de Política, Economia e Justiça nos principais veículos do estado. Desde 2007, atua em assessoria e gestão de Comunicação, tendo passado por instituições como a Secretaria de Estado da Fazenda, Ministério Público Federal, Ordem dos Advogados do Brasil.
8. Mayris Nascimento – Empreendedora Social
Mayris é fundadora da startup alagoana “Nosso Mangue” que gera créditos de carbono por meio da recuperação do manguezal no Pontal da Barra. Com a startup, ela venceu o prêmio do Demoday BNDES 2023 que reconhece e acelera negócios que geram impacto social e ambiental. A empreendedora é graduada em administração com especialização em negócios de impacto pela PUC – Rio; foi selecionada para o Projeto de Desenvolvimento de Jovens Líderes 2022 no curso de Líder 4Coach Brasil e é voluntária na Associação de Profissionais de Gestão e projetos de Alagoas.
9. Ser´Tão – Artista Visual Multiversa
A Artista plástica é formada em design gráfico, com pós-graduação em direção de arte pela Belas Artes de São Paulo. Idealizadora da marca Ser´tão, se projetou no país com o colorido das suas criações inspiradas no universo do cangaço e do sertão alagoano, chamando atenção de famosas como Anitta e Thaila Ayala. Em outubro de 2022 assinou uma collab com a C&A. A gigante do fast fashion passou um ano pesquisando artistas nordestinos e Júlia foi escolhida para desenvolver uma coleção baseada em sua arte, lifestyle e forma de expressão. Antes disso realizou o projeto Caravana Sertão Encantado, percorrendo cidades do sertão alagoano deixando sua marca em muros e pontos turísticos, e que resultou em uma exposição fotográfica, 'A Cor do Sertão', e um filme em média-metragem, 'Caravana Sertão encantado'.
10. Sil de Capela – Artesã
Uma ex-cortadora de cana que se tornou uma das mais expressivas e talentosas artistas populares do Brasil. Maria Luciene da Sil Siqueira, a Sil, imprimiu um estilo próprio à sua obra retratando as experiências de vida, as brincadeiras da infância e costumes do seu povo. As peças de Sil fazem parte do acervo de várias exposições realizadas no Brasil, EUA e na Europa. Elas podem ser encontradas nas mais conceituadas galerias de arte do país. Em 2017, a artesã participou da novela da Globo, A Lei do Amor, onde aparece ao lado do amigo e Mestre João das Alagoas. Em abril de 2019, a artesã que usa a felicidade como base para produção das suas peças de argilas, foi personagem da série “Mulheres Fantásticas”, no programa Fantástico.
Foto: Thiago Sobral
11. Simone Bert– Chef de Cozinha
Alagoana é professora de Educação Física por formação, mas sua grande paixão é a gastronomia. Há 27 anos criou o restaurante Wanchako, onde assina as receitas exclusivas com suas releituras da culinária peruana. A chef já fez mais de 40 viagens ao Peru, país de origem de seu esposo, para desvendar os segredos da gastronomia. Visitado por figuras ilustres, de artistas a presidentes da república, seu restaurante é vencedor de vários prêmios e eleito pelo Guia 4 Rodas como o melhor restaurante de culinária peruana do Brasil. Simone também participou do talent show Masterchef, na edição Profissionais do Ano de 2018.
Foto: Philepe Medeiros
12. Dra. Maria Sônia Costa - médica
Pioneira no cooperativismo alagoano, e uma das fundadoras da Uniodonto Maceió. Referência nacional, preside a Federação Nordeste Uniodonto e é membro do conselho de administração do SICREDI Expansão.
Foto: Arnaldo Medeiros
13. Sue Chamusca – Produtora de Eventos
Sue é precursora na produção de eventos culturais de Alagoas colaborando para que o estado fosse inserido no roteiro cultural de importantes montagens brasileiras, ganhando destaque na mídia nacional. Primeira mulher a ter sua própria produtora de eventos em Alagoas, ela carrega no currículo mais de 1.300 apresentações das mais variadas linguagens artísticas como shows, espetáculos de teatro, dança, circo, exposições, eventos e projetos envolvendo artistas locais, nacionais e internacionais.
Foto: Acervo Pessoa
14. Thaís Borges – Empresária e Advogada
A empresária conquistou o terceiro lugar na etapa nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios com o case “Barulhinho Bom Chips”, sua empresa de lanches saudáveis. Thais criou um método para transformar frutas e raízes em chips 100% naturais, para que todos pudessem comer sem culpa. Quatro anos depois, a empresa movimenta um grande número de pessoas na agricultura familiar e já está em processo de expansão a nível nacional e internacional.
Foto: Hugo Taques