Perspectiva de corte maior no juro americano e alta da SELIC brasileira; as últimas do mercado
Especialista em investimentos, Cris Atalla, traz as últimas notícias do mercado financeiro em sua coluna semanal no Jornal da Manhã.
Na edição desta segunda-feira (16) da coluna "Investindo de Fatto", que vai ao ar na Rádio Jovem Pan João Pessoa, a especialista Cris Atalla trouxe as principais expectativas do mercado financeiro para a semana que se inicia.
A especialista em investimentos antecipou os dois principais fatos que devem movimentar o mercado nesta semana. No cenário global, os investidores devem voltar os olhos a reunião do comitê de política monetária americano. A expectativa é de corte na taxa de juros pela primeira vez desde 2020.
No mesmo dia, no Brasil, o Banco Central também deve reunir seu colegiado para tratar sobre política monetária. No último relatório divulgado pelo BC, ficou sinalizado que poderia haver uma subida de juros nesta reunião.
“Hoje, a expectativa maior é de uma queda de 0,25% nos Estados Unidos, porém pode acontecer também uma queda de meio porcento. Aqui, para nossa SELIC, temos uma expectativa de alta de 0,25%”, explicou Cris Atalla.
Cris Atalla também explicou porque, mesmo com o último relatório apontando para uma leve deflação no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a expectativa do mercado financeiro é de aumento da inflação para as próximas semanas.
“O IPCA veio com uma leve deflação. Por que isso aconteceu? Principalmente porque os alimentos caíram de preço e também tivemos uma queda na tarifa da energia elétrica. Porém, essa manutenção da deflação e da queda não é o que se projeta para as próximas semanas. Infelizmente, a gente tem acompanhado que estamos com uma seca devastadora, queimadas, situações muito ruins. Isso pode e vai, muito provavelmente, refletir tanto na subida dos alimentos, quanto na energia”, completou.