Ibovespa em alta, PIB controverso e desaceleração nos EUA; as últimas do mercado
Especialista em investimentos, Cris Atalla, traz as últimas notícias do mercado financeiro em sua coluna semanal no Jornal da Manhã.
Na edição desta segunda-feira (9) da coluna "Investindo de Fatto", que vai ao ar na Rádio Jovem Pan João Pessoa, a especialista Cris Atalla analisou a subida da Ibovespa, que abriu a semana com uma alta de 0,21%. O início da semana também foi marcado por expectativa de desaceleração do mercado americano e controvérsia na interpretação do crescimento do PIB brasileiro.
A especialista em investimentos analisou os três principais destaques do mercado para esta semana. Ela avaliou os últimos dados divulgados da economia americana, que apontaram para uma queda no desemprego, mas ainda abaixo do esperado.
“A expectativa por uma desaceleração na economia americana se tornou um pouco mais problemática porque começou a haver no mercado o medo da recessão. Essa possibilidade já fez com que os investidores, na próxima sessão do FED, cogitem uma queda de 0,5% na taxa de juros, comparado aos 0,25% cogitados anteriormente. O que o mercado espera é que essas taxas não caiam tão rápido para caracterizar uma recessão”, analisou.
Cris Atalla também destacou os números da Ibovespa e relacionou com a possível desaceleração da economia americana. O principal índice da bolsa brasileira abriu o pregão de forma positiva. O indicador registrou alta de 0,21% em relação ao fechamento anterior, atingindo 134.574 pontos.
“O que puxou bastante o Ibovespa foi o mercado americano. Ele está sofrendo um processo de desaceleração. Na semana passada, mais um relatório foi apresentado para a gente com os dados de desemprego”, completou.
Por fim, a especialista no mercado também comentou a alta do Produto Interno Bruto brasileiro acima do esperado pelo mercado. Os agentes, no entanto, alertam para a elevação do PIB ter sido puxada, principalmente, por gasto público.