Ibovespa tem alta de 2,10%: expectativas de cortes nas taxas de juros impulsionam o mercado, diz Cris Atalla
Inflação brasileira teve uma queda, o que fez com que o mercado acreditasse na possibilidade de não haver aumento na taxa Selic, segundo a especialista
O Ibovespa teve sua quarta semana consecutiva de alta, registrando um crescimento de 2,10%. Cris Atalla, sócia-fundadora da Fatto Capital, explica que essa alta representa uma recuperação importante para o mercado de investimentos no Brasil. Segundo Atalla, a inflação dos Estados Unidos também apresentou uma leve queda, o que gerou expectativas de cortes nas taxas de juros em setembro.
No cenário interno, a inflação brasileira também teve uma queda, o que fez com que o mercado acreditasse na possibilidade de não haver aumento na taxa Selic. Esses fatores contribuíram para a valorização da bolsa e a queda do dólar na semana passada.
Um tema que impacta diretamente a economia é a reforma tributária, que teve avanços significativos na última semana com a aprovação na Câmara do projeto que complementa a PEC do ano passado. Cris Atalla destaca que a inclusão de derivados de carne, leite, queijo e sal na isenção de impostos da cesta básica foi uma grande surpresa e uma vitória para a bancada ruralista no Congresso.
Outro ponto de destaque foi o aumento de 7% no preço da gasolina, devido ao aumento do petróleo no mercado externo e à valorização do dólar. Cris Atalla alerta que, apesar desse reajuste, o preço da gasolina ainda está defasado em relação ao mercado internacional.
Para a semana que se inicia, a especialista recomenda atenção ao PIB da China do segundo trimestre, ao IBC-Br de maio, e à decisão de política monetária na zona do Euro. Esses eventos poderão trazer novas pistas sobre os movimentos das taxas de juros e influenciar diretamente o mercado de investimentos.
A coluna Investindo de Fatto vai ao ar todas as segundas a partir das 7h, na 102.5 FM, YouTube da Jovem Pan João Pessoa e site.
Confira na íntegra: