Vírus que matou esposa de Gene Hackman fez outras 3 vítimas em vila dos EUA
Até o momento, as autoridades não determinaram como o jovem adulto mais recente foi infectado

ouça este conteúdo
|
readme
|
Três moradores da vila de Mammoth Lakes, no estado americano da Califórnia, morreram em decorrência de uma infecção por hantavírus, segundo autoridades locais. A doença também vitimou Betsy Arakawa, esposa do ator Gene Hackman, em fevereiro deste ano.
A terceira morte por síndrome pulmonar por hantavírus foi confirmada na última quinta-feira (27) pelo Departamento de Saúde Pública do Condado de Mono, em um comunicado oficial.
“A ocorrência de três casos em um curto período de tempo me preocupa, especialmente neste começo de ano”, afirmou Tom Boo, responsável pela saúde pública do condado, em nota divulgada pela NBC News. De acordo com Boo, os casos geralmente surgem mais no final da primavera e durante o verão.
Até o momento, as autoridades não determinaram como o jovem adulto mais recente foi infectado. “Vimos alguns ratos no local de trabalho, o que não é incomum em ambientes internos nesta época do ano em Mammoth Lakes. Não identificamos nenhuma outra atividade nas semanas anteriores à infecção que pudesse ter aumentado a exposição dessa pessoa aos ratos ou aos seus excrementos”, explicou Boo.
No mês passado, Betsy Arakawa faleceu em decorrência da síndrome pulmonar por hantavírus. Ela e Gene Hackman foram encontrados mortos em casa no dia 26 de fevereiro. Hackman testou negativo para hantavírus e, segundo a autópsia, sua morte foi causada por doença cardiovascular hipertensiva e aterosclerótica, com a doença de Alzheimer como fator contribuinte.
O responsável pela saúde pública do condado destacou que, até o momento, não há indícios de que as três vítimas da vila tenham participado de atividades associadas à exposição ao hantavírus, como a limpeza de áreas contaminadas por fezes de ratos ou locais com pouca ventilação. Ainda assim, Boo fez um alerta para a população.
“Já se passou cerca de um mês sem novos casos suspeitos, mas continuamos preocupados com o aumento da atividade”, reforçou.