Japão enfrenta maior incêndio florestal em 30 anos; mais de 4 mil evacuados
Pelo menos 84 casas foram danificadas, e 1,2 mil pessoas estão em abrigos

ouça este conteúdo
|
readme
|
Um incêndio florestal de grandes proporções atinge a cidade de Ofunato, no norte do Japão, e já é considerado o maior no país em três décadas. As chamas, que começaram em 26 de fevereiro, devastaram mais de 2.100 hectares, deixando uma pessoa morta e obrigando mais de 4 mil moradores a deixarem suas casas, segundo a Agência de Gerenciamento de Incêndios e Desastres (FDMA).
Pelo menos 84 casas foram danificadas, e 1,2 mil pessoas estão em abrigos. Cerca de 2 mil bombeiros de várias partes do Japão foram mobilizados para combater o fogo, que se espalhou rapidamente devido ao clima seco. Helicópteros também estão sendo usados para conter as chamas.
Ainda não se sabe a causa do incêndio, mas suspeita-se que tenha começado em um barracão e avançado pela floresta. O episódio já supera o incêndio de 1992 em Kushiro, Hokkaido, que devastou mais de mil hectares. Em 2023, o Japão registrou cerca de 1.300 incêndios florestais, principalmente entre fevereiro e abril.
A previsão do tempo indica neve na região nos próximos dias, o que pode ajudar a controlar o incêndio. Com o calor, o gelo deve derreter e se transformar em chuva, amenizando as chamas.