Carnaval sem mal estar: hidratação e alimentação podem ajudar a evitar a ressaca
Outro ponto importante é evitar o consumo excessivo de bebidas destiladas, que possuem maior teor alcoólico

ouça este conteúdo
|
readme
|
Evitar a ressaca pode ser mais simples do que se imagina. Segundo especialistas, a desidratação é o principal fator responsável pelos sintomas desagradáveis do dia seguinte ao consumo de álcool. A nutricionista Jéssica Macedo explica que beber água de coco ou intercalar bebida alcoólica com água pode minimizar os efeitos negativos.
"A água de coco é um isotônico natural, ajudando a repor os eletrólitos perdidos. O ideal é que a cada 250 ml de álcool consumido, a pessoa beba pelo menos 100 ml de água", afirma a nutricionista.
Além da hidratação, a alimentação também tem papel fundamental. Alimentos ricos em gorduras saudáveis, como abacate e amendoim, podem ajudar o organismo a processar o álcool de forma mais equilibrada. Frutas ricas em vitamina C, como melancia, abacaxi e laranja, também são recomendadas para reduzir os efeitos da ressaca.
Outro ponto importante é evitar o consumo excessivo de bebidas destiladas, que possuem maior teor alcoólico e, consequentemente, intensificam os sintomas da ressaca. "O ideal é sempre beber com moderação, manter-se hidratado e se alimentar bem antes de consumir álcool", reforça Jéssica Macedo.