Duolingo morreu? Falecimento do aplicativo é anunciado e surpreende internautas
A publicação feita pela empresa no X (antigo Twitter) trouxe tom irônico ao informar o falecimento do personagem

ouça este conteúdo
|
readme
|
O Duolingo anunciou, nesta terça-feira (11), a "morte" de seu icônico mascote, a coruja Duo, em uma ação de marketing viral que rapidamente dominou as redes sociais. A publicação feita pela empresa no X (antigo Twitter) trouxe tom irônico ao informar o falecimento do personagem, afirmando que ele "deixou uma marca indelével no coração de todos".
A campanha gerou uma enxurrada de memes e especulações, com o próprio Duolingo alimentando a brincadeira ao sugerir que "autoridades estavam investigando um rapper canadense", uma referência a Drake. A menção ocorre após o artista ter sido provocado pela marca nas redes sociais, especialmente depois que seu nome foi citado por Kendrick Lamar no show do intervalo do Super Bowl.
No Instagram, a empresa encontrou uma maneira inusitada de promover sua assinatura paga, pedindo aos fãs que comentassem o número do cartão de crédito "para serem automaticamente inscritos no Duolingo Max em memória de Duo". Em nota, o Duolingo esclareceu que "as declarações em nossas postagens recentes são verdadeiras", mas reforçou que "não está realmente pedindo informações de cartão de crédito", a menos que queiram ajudar a "pagar o funeral extremamente caro de Duo" — ironizou.
A estratégia de "matar" um mascote como ferramenta de engajamento não é novidade. Em 2020, a marca de amendoins Planters fez algo semelhante ao anunciar a "morte" de Mr. Peanut em uma campanha pré-Super Bowl. O Duolingo, no entanto, parece estar indo além, aproveitando a enorme popularidade de Duo para aumentar sua presença digital.
O mascote se consolidou como ícone da geração Z, acumulando 14,5 milhões de seguidores no perfil americano do TikTok e 7,4 milhões no brasileiro. Duo já apareceu em turnês de Charli XCX e Troye Sivan, além de perseguir Dua Lipa nas redes sociais em tentativas bem-humoradas de chamar sua atenção.
Ainda não se sabe o que motivou a "morte" de Duo, mas é evidente que o Duolingo não pretende deixar o acontecimento passar despercebido.