Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
26º
Quinta-feira,
3 de Abril
marido permanecerá no brasil

Michelle Bolsonaro representará ex-presidente em posse de Trump nos EUA

Desde fevereiro de 2024 Jair Bolsonaro tem seu passaporte retido por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF)

Por Redação T5 Publicado em
MICHELLE BOLSONARO 02 04 2019
Michelle Bolsonaro representará ex-presidente em posse de Trump nos EUA
ouça este conteúdo

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro representará o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na cerimônia de posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, marcada para a próxima segunda-feira (20). A confirmação foi feita por Bolsonaro em entrevista à revista Oeste nesta quinta-feira (16).

“Tenho conversado com algumas pessoas próximas ao presidente Trump. A Michelle vai ter um tratamento bastante especial lá pela consideração que o Trump tem comigo. Uma amizade construída ao longo de dois anos”, declarou o ex-presidente.

Bolsonaro, no entanto, enfrenta restrições judiciais que o impedem de deixar o Brasil. Desde fevereiro de 2024, seu passaporte está retido por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta sexta-feira (17), o ministro Alexandre de Moraes negou, pela terceira vez, o pedido da defesa do ex-presidente para devolução do documento.

Justiça rejeita novo pedido

A defesa do ex-presidente havia solicitado que o caso fosse levado ao plenário do STF, mas a solicitação também foi recusada por Moraes. Em sua decisão, o ministro mencionou a possibilidade de fuga de Bolsonaro, que já declarou à imprensa cogitar pedir asilo político para evitar um eventual processo penal no Brasil.

Os advogados de Bolsonaro contestaram a posição de Moraes, argumentando que o ex-presidente sempre respeitou as investigações e as decisões da Corte, mesmo quando não enfrentava medidas restritivas. Eles destacaram, como exemplo, a viagem de Bolsonaro para a posse de Javier Milei, na Argentina, em dezembro de 2023.

De acordo com Bolsonaro, ele foi convidado por e-mail pelo comitê organizador da posse de Trump. Na entrevista concedida na quinta-feira, o ex-presidente reafirmou que gostaria de participar do evento ao lado da esposa. Entretanto, com o impasse judicial, apenas Michelle Bolsonaro estará presente, representando o casal.

Essa é a primeira vez que um ex-presidente brasileiro enfrenta restrições desse tipo impostas pelo STF, enquanto ainda é alvo de investigação. Bolsonaro é investigado no inquérito sobre a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.



Relacionadas
noscript