Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
26º
Sábado,
29 de Março
brasil

Alexandre de Moraes exige convite oficial para decidir sobre viagem de Bolsonaro aos EUA

Passaporte do ex-presidente foi retido pela Justiça desde o dia 8 de janeiro de 2024

Por Redação T5 Publicado em
Ministro Alexandre de Moraes.
Alexandre de Moraes exige convite oficial para decidir sobre viagem de Bolsonaro aos EUA (Foto:Reprodução/STF)
ouça este conteúdo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresente o convite oficial para a posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. A exigência foi feita em um despacho assinado neste sábado (11). A cerimônia está prevista para o próximo dia 20.

No documento, Moraes destacou que o pedido da defesa carece de elementos probatórios e que a solicitação feita até o momento se baseia em uma mensagem enviada ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por meio de um endereço de e-mail não identificado. A mensagem não contém detalhes como horário ou programação do evento. Caso o convite oficial seja anexado, a solicitação será encaminhada à Procuradoria-Geral da República (PGR) para avaliação imediata.

O passaporte do ex-presidente foi retido pela Justiça desde o dia 8 de janeiro de 2024. A decisão ocorreu após Bolsonaro se tornar alvo do inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado em decorrência das eleições de 2022, que elegeram Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente.

Na petição, os advogados do ex-presidente argumentam que a viagem não representa risco para as investigações em curso. Além disso, a defesa se compromete a fornecer detalhes completos sobre a agenda de Bolsonaro durante sua estadia fora do Brasil.

A decisão final sobre a liberação do passaporte e a autorização da viagem depende, portanto, da comprovação do convite oficial para o evento nos Estados Unidos.



Relacionadas
noscript