TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
curiosidade

Morre aos 116 anos a pessoa mais velha do mundo; brasileira assume o título

Com o falecimento de Tomiko, brasileira, também de 116 anos, passa a ser reconhecida como a pessoa viva mais velha do mundo

Por Redação T5 Publicado em
Mulhr mais velha do mundo
Morre aos 116 anos a pessoa mais velha do mundo (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A japonesa Tomiko Itooka, até então reconhecida como a mulher e a pessoa mais velha do mundo pelo Guinness World Records, faleceu em 29 de dezembro de 2024, aos 116 anos. A informação foi divulgada neste sábado (4) pelo livro de recordes, com confirmação da LongeviQuest, organização especializada em longevidade humana.

Com o falecimento de Tomiko, a brasileira Inah Canabarro Lucas, também de 116 anos, passa a ser reconhecida como a pessoa viva mais velha do mundo, além de ocupar o título de mulher mais velha do planeta.

Tomiko Itooka nasceu em 23 de maio de 1908, na cidade de Osaka, no Japão, sendo a segunda de três irmãos. Concluiu o ensino médio, onde integrou o time de vôlei, casou-se e teve quatro filhos – duas filhas e dois filhos.

Aos 32 anos, Tomiko enfrentou as adversidades da Segunda Guerra Mundial, assumindo a administração de uma fábrica têxtil na Coreia do Sul enquanto cuidava dos filhos e protegia um escritório japonês. Após a perda de seu marido em 1979, mudou-se para a província de Nara e adotou um estilo de vida ativo. Entre suas atividades, destacou-se pelas caminhadas, tendo escalado o Monte Nijo e o Monte Ontake, com 3.000 metros de altura. Como budista devota, concluiu a Peregrinação Saigoku Kannon, visitando 33 templos na região de Kansai.

A longevidade de Tomiko Itooka sempre foi atribuída ao seu estilo de vida ativo. Ela manteve boa saúde até ultrapassar os 100 anos e viveu em casa com as filhas até pouco antes de completar 111 anos, quando foi transferida para uma casa de repouso em Ashiya, na província de Hyōgo.



Relacionadas