Marca anuncia recolhimento de garrafas térmicas por risco de queimaduras
A decisão foi tomada após identificar que as tampas podem se desprender de forma inesperada, gerando o risco de acidentes
A empresa americana Stanley, conhecida por seus produtos de bebidas, anunciou um recall de dois modelos de garrafas térmicas comercializadas no Brasil. A decisão foi tomada após identificar que as tampas podem se desprender de forma inesperada, gerando o risco de queimaduras.
O problema envolve os modelos Switchback Travel e Trigger Action, fabricados entre 2016 e 2023, totalizando mais de 401 mil unidades distribuídas no mercado brasileiro. As peças estão disponíveis em tamanhos de 12 oz, 16 oz e 20 oz, e nas cores branco, preto e verde.
Os consumidores afetados podem solicitar a substituição gratuita das tampas pelos canais de atendimento da empresa:
- Telefone: 0800-0213278 (segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)
- E-mail: [email protected]
- Site: www.stanley1913.com.br, na seção "garantia vitalícia"
A Stanley orienta que as tampas originais sejam descartadas imediatamente, reforçando que o uso pode representar perigo.
Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), já foram registrados três incidentes no Brasil relacionados ao defeito, mas sem relatos de ferimentos graves. A empresa garantiu que está cumprindo todas as exigências legais e segue monitorada pela Senacon, que fiscaliza o cumprimento das medidas de segurança.
Nos Estados Unidos, a marca também realizou o recall de 2,6 milhões de unidades, com 38 casos de queimaduras reportados. O problema foi atribuído à deformação das roscas das tampas em contato com altas temperaturas ou uso contínuo.
No Brasil, o anúncio levou o Procon-SP a exigir explicações da Stanley sobre a comercialização dos produtos no país. A empresa foi notificada na última segunda-feira (16) e tem até esta sexta-feira (20) para apresentar uma resposta.
Os modelos estão disponíveis no mercado com preços que variam entre R$ 104, para a garrafa Trigger Action Travel Mugs, e R$ 235, para a versão Switchback, vendida em plataformas como a Amazon.