Abertura da 19ª edição do Fest Aruanda celebra a memória de Vladimir Carvalho
A edição 2024 é marcada pela gratuidade das sessões, permitindo que qualquer pessoa possa retirar um convite para assistir aos filmes
Na noite desta quinta-feira (5) teve início a 19ª edição do Fest Aruanda, evento cultural que celebra o cinema brasileiro e regional. A cerimônia de abertura aconteceu na sala VIP de um cinema de um dos shoppings da capital paraibana, localizado no bairro de Manaíra, e contou com a presença de autoridades como o governador João Azevedo, além de jornalistas, críticos de cinema e profissionais da área.
A noite começou com o lançamento do livro "Luz, Câmera, Crítica: Arqueologia e Memória do Crítico Lindoarte Noronha - Jornal A União, Anos 1950 - 1960", organizado por Lúcio Vilar. “Este livro resgata a memória de um crítico fundamental para a história do jornalismo cultural na Paraíba”, explicou Lúcio Vilar, organizador do evento.
Em seguida, a cerimônia prestou uma homenagem póstuma ao jornalista e cineasta Vladimir Carvalho, falecido em 2024, e uma das maiores referências do cinema paraibano. A homenagem foi marcada pela presença de Valter Carvalho, irmão do cineasta e diretor de fotografia, além de Dora Mourão, diretora da Cinemateca Brasileira, e a atriz paraibana Zezita Matos.
Às 20h30, foi exibido o curta-metragem de abertura "A Bolandeira", dirigido por Vladimir Carvalho, seguido do longa-metragem "Malu", de Pedro Freire, dando início à programação do festival.
Com um total de 880 trabalhos inscritos de longa-metragens e curtas-metragens de diversas partes do Brasil, o Fest Aruanda oferece uma programação diversificada, com ficções, animações e documentários.
A edição 2024 é marcada pela gratuidade das sessões, permitindo que qualquer pessoa possa retirar um convite para assistir aos filmes, bastando chegar uma hora antes da exibição.
O evento vai até o dia 11 de dezembro, com a exibição de 78 filmes, consolidando o Fest Aruanda como um importante festival de cinema da Paraíba e uma plataforma vital para o reconhecimento do cinema regional.