TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
nesta quinta-feira (5)

Abertura da 19ª edição do Fest Aruanda celebra a memória de Vladimir Carvalho

A edição 2024 é marcada pela gratuidade das sessões, permitindo que qualquer pessoa possa retirar um convite para assistir aos filmes

Por Carlos Rocha Publicado em
Whats App Image 2024 12 05 at 22 11 51
Abertura da 19ª edição do Fest Aruanda celebra a memória de Vladimir Carvalho (Foto: Carlos Rocha/ RTC)

Na noite desta quinta-feira (5) teve início a 19ª edição do Fest Aruanda, evento cultural que celebra o cinema brasileiro e regional. A cerimônia de abertura aconteceu na sala VIP de um cinema de um dos shoppings da capital paraibana, localizado no bairro de Manaíra, e contou com a presença de autoridades como o governador João Azevedo, além de jornalistas, críticos de cinema e profissionais da área.

A noite começou com o lançamento do livro "Luz, Câmera, Crítica: Arqueologia e Memória do Crítico Lindoarte Noronha - Jornal A União, Anos 1950 - 1960", organizado por Lúcio Vilar. “Este livro resgata a memória de um crítico fundamental para a história do jornalismo cultural na Paraíba”, explicou Lúcio Vilar, organizador do evento.

Em seguida, a cerimônia prestou uma homenagem póstuma ao jornalista e cineasta Vladimir Carvalho, falecido em 2024, e uma das maiores referências do cinema paraibano. A homenagem foi marcada pela presença de Valter Carvalho, irmão do cineasta e diretor de fotografia, além de Dora Mourão, diretora da Cinemateca Brasileira, e a atriz paraibana Zezita Matos.

Às 20h30, foi exibido o curta-metragem de abertura "A Bolandeira", dirigido por Vladimir Carvalho, seguido do longa-metragem "Malu", de Pedro Freire, dando início à programação do festival.

Com um total de 880 trabalhos inscritos de longa-metragens e curtas-metragens de diversas partes do Brasil, o Fest Aruanda oferece uma programação diversificada, com ficções, animações e documentários.

A edição 2024 é marcada pela gratuidade das sessões, permitindo que qualquer pessoa possa retirar um convite para assistir aos filmes, bastando chegar uma hora antes da exibição.

O evento vai até o dia 11 de dezembro, com a exibição de 78 filmes, consolidando o Fest Aruanda como um importante festival de cinema da Paraíba e uma plataforma vital para o reconhecimento do cinema regional.

Confira a programação completa aqui.



Relacionadas