Células imunes ativadas pela Covid-19 têm potencial para combater o câncer
A pesquisa, publicada no The Journal of Clinical Investigation, revela que essa célula é ativada pelo RNA do Sars-CoV-2, vírus causador da Covid-19
Pesquisadores da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, descobriram um novo tipo de célula imune capaz de atacar tumores que não respondem aos tratamentos convencionais, como quimioterapia e radioterapia. A pesquisa, publicada no The Journal of Clinical Investigation, revela que essa célula é ativada pelo RNA do Sars-CoV-2, vírus causador da Covid-19.
O estudo, conduzido em camundongos e tecidos humanos, mostra que o RNA do vírus pode ativar o sistema imunológico e transformar monócitos — células do sangue — em monócitos não clássicos induzíveis (I-NCMs). Essas células têm a capacidade de atacar células tumorais e alcançar regiões do corpo onde outras células do sistema imunológico não conseguem atuar.
A pesquisadora Ankit Bharat, que participou do estudo, afirmou que, embora os resultados ainda sejam iniciais, essa descoberta pode representar um novo caminho para o tratamento de cânceres difíceis de tratar. O próximo passo será testar essa abordagem em ensaios clínicos para avaliar sua segurança e eficácia.
A descoberta oferece novas perspectivas para pacientes com câncer avançado, especialmente em casos de melanoma, câncer de pulmão, mama e cólon, que não respondem aos tratamentos tradicionais.