Condenado homem que empurrou idosa de 91 anos de escada para roubar colar
A ação foi flagrada por uma câmera de monitoramento
Um sírio de 26 anos, identificado como Karam Kanjo, foi condenado a cinco anos e meio de prisão e terá de deixar a Suécia após ser flagrado por câmeras de segurança empurrando uma idosa de 91 anos escada abaixo em uma estação de trem em Sollentuna, ao noroeste de Estocolmo. O incidente ocorreu em 29 de agosto.
Kanjo, que chegou à Suécia em 2015 durante a crise migratória europeia, já cumpria liberdade condicional após ser condenado por estupro. Nas imagens de segurança, ele é visto abordando a vítima no meio da escada e puxando seu colar, o que resultou em uma queda que causou vários ferimentos à idosa, que estava a caminho do túmulo do marido. Após o ataque, Kanjo saiu calmamente, enquanto a vítima permanecia caída.
A corte ordenou a deportação de Kanjo, que terá sua entrada na Suécia proibida. Ele também deverá pagar uma indenização de 93.100 coroas suecas (cerca de R$ 43.000). Segundo documentos judiciais, o tribunal considerou o ato ameaçador à vida, dado o avançado estado de saúde da vítima. As autoridades migratórias justificaram a decisão com base em sua débil integração ao país e problemas de adaptação social.
Em 2024, o governo do país, com apoio do partido de extrema-direita Democratas Suecos, endureceu as normas para asilados e migrantes.