TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º

Diplomata e ex-ministro José Botafogo Gonçalves morre, aos 89 anos

Natural de Belo Horizonte e formado em Direito e Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Botafogo iniciou sua trajetória diplomática em 1960

Por Carlos Rocha Publicado em
Jose botafogo goncalves
Diplomata e ex-ministro José Botafogo Gonçalves morre, aos 89 anos (Foto: Arquivo/ Agência Brasil)

O diplomata José Botafogo Gonçalves faleceu nesta sexta-feira (8), no Rio de Janeiro, aos 89 anos. Ele foi ministro da Indústria, do Comércio e do Turismo entre 1998 e 1999, durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, e teve uma carreira marcada por diversas funções de destaque no Ministério das Relações Exteriores.

Natural de Belo Horizonte e formado em Direito e Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Botafogo iniciou sua trajetória diplomática em 1960. Sua atuação abrangeu diversos cargos de relevância, incluindo o de embaixador na Argentina de 2002 a 2004, e o de chefe da Divisão de Política Financeira em 1970 e da Divisão de Política Comercial em 1977. Em 1983, integrou a delegação responsável pela renegociação da dívida externa brasileira e, entre 1985 e 1987, foi vice-presidente de Relações Externas do Banco Mundial, em Washington.

Além de sua atuação como ministro e embaixador, Botafogo presidiu o Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais), um dos principais think tanks sobre diplomacia da América Latina. A instituição expressou pesar pelo falecimento do diplomata, destacando seu impacto no campo das relações internacionais. “Lamentamos profundamente e expressamos nossas condolências à família, amigos e colegas do Embaixador”, afirmou o Cebri em nota.

O Ministério das Relações Exteriores também homenageou Botafogo, lembrando suas passagens pelas embaixadas do Brasil em Moscou, Roma, Santiago, Paris e Bonn, além de seu período como cônsul-geral em Milão e embaixador especial para Assuntos do Mercosul.

José Botafogo Gonçalves deixa a esposa, Susana, três filhos e sete netos.



Relacionadas