João Pessoa recebe 22º Festival Paraibano de Coros
O evento será realizado na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, localizada no Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), com entrada gratuita

ouça este conteúdo
|
readme
|
João Pessoa vai se transformar na Capital da Voz entre os dias 18 a 24 de novembro, recebendo 63 coros de estados como Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e o Distrito Federal. A Paraíba será representada por grupos de Boa Vista, Campina Grande, Cuité, Lucena, João Pessoa, Nova Floresta, Pedra Lavrada, Remígio e Santa Rita.
Na sua 22ª edição, o Festival Paraibano de Coros (Fepac) é um evento internacional e não competitivo, criado em 2003 com o objetivo de divulgar e expandir o canto coral paraibano. Desde sua fundação, o festival é coordenado pelo professor Eduardo Nóbrega, do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
O evento será realizado na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, localizada no Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), com entrada gratuita. A abertura oficial ocorrerá na segunda-feira (18), a partir das 20h, com a participação da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, sob a regência do maestro Nilson Galvão Júnior, e contará com solistas renomados como Arimateia Veríssimo “Teinha” (Sax soprano), Jonathas Silveira (sax alto) e Heleno Feitosa Costa Filho “Costinha” (sax tenor).
As apresentações dos coros terão início no dia 19, com horários variados durante toda a semana, destacando a presença de grupos de diferentes localidades. O festival também contará com parcerias, como a do Projeto ‘Viva o Centro com Música’, que levará corais ao Centro Cultural São Francisco.
O Fepac é promovido pela UFPB, através do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), em colaboração com diversas instituições e com apoio do Governo do Estado, através da Funesc. Este ano, o festival homenageará o maestro e compositor Eduardo Lakschevitz, reconhecendo sua contribuição significativa para o crescimento do evento ao longo dos anos.
Além de Lakschevitz, o Fepac contará com a participação do maestro John Warren, da Universidade de Syracuse (USA), e do músico Felipe Reznik, especialista no hand pan, que ministrará uma oficina no dia 22.
Confira a programação do Fepac:
- 18/11 - Abertura com a Orquestra Sinfônica às 20h.
- 19/11 - Apresentações a partir das 17h45.
- 20/11 - Participação de corais a partir das 16h45.
- 21/11 - Show ‘Além do que se vê’ às 17h45.
- 22/11 - Oficina de percussão às 14h.
- 23/11 - Abertura com o show ‘Asas & Raízes’ às 16h45.
- 24/11 - Encerramento com a Orquestra de Vilões às 16h45.