TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
capital da voz

João Pessoa recebe 22º Festival Paraibano de Coros

O evento será realizado na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, localizada no Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), com entrada gratuita

Por Carlos Rocha Publicado em
Espaco cultural divulgacao
João Pessoa recebe 22º Festival Paraibano de Coros (Foto: Divulgação/Funesc)

João Pessoa vai se transformar na Capital da Voz entre os dias 18 a 24 de novembro, recebendo 63 coros de estados como Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e o Distrito Federal. A Paraíba será representada por grupos de Boa Vista, Campina Grande, Cuité, Lucena, João Pessoa, Nova Floresta, Pedra Lavrada, Remígio e Santa Rita.

Na sua 22ª edição, o Festival Paraibano de Coros (Fepac) é um evento internacional e não competitivo, criado em 2003 com o objetivo de divulgar e expandir o canto coral paraibano. Desde sua fundação, o festival é coordenado pelo professor Eduardo Nóbrega, do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O evento será realizado na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, localizada no Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), com entrada gratuita. A abertura oficial ocorrerá na segunda-feira (18), a partir das 20h, com a participação da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, sob a regência do maestro Nilson Galvão Júnior, e contará com solistas renomados como Arimateia Veríssimo “Teinha” (Sax soprano), Jonathas Silveira (sax alto) e Heleno Feitosa Costa Filho “Costinha” (sax tenor).

As apresentações dos coros terão início no dia 19, com horários variados durante toda a semana, destacando a presença de grupos de diferentes localidades. O festival também contará com parcerias, como a do Projeto ‘Viva o Centro com Música’, que levará corais ao Centro Cultural São Francisco.

O Fepac é promovido pela UFPB, através do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), em colaboração com diversas instituições e com apoio do Governo do Estado, através da Funesc. Este ano, o festival homenageará o maestro e compositor Eduardo Lakschevitz, reconhecendo sua contribuição significativa para o crescimento do evento ao longo dos anos.

Além de Lakschevitz, o Fepac contará com a participação do maestro John Warren, da Universidade de Syracuse (USA), e do músico Felipe Reznik, especialista no hand pan, que ministrará uma oficina no dia 22.

Confira a programação do Fepac:

  • 18/11 - Abertura com a Orquestra Sinfônica às 20h.
  • 19/11 - Apresentações a partir das 17h45.
  • 20/11 - Participação de corais a partir das 16h45.
  • 21/11 - Show ‘Além do que se vê’ às 17h45.
  • 22/11 - Oficina de percussão às 14h.
  • 23/11 - Abertura com o show ‘Asas & Raízes’ às 16h45.
  • 24/11 - Encerramento com a Orquestra de Vilões às 16h45.


Relacionadas