Irmãos Menendez buscam clemência com apoio de novo advogado
O pedido foi encaminhado ao governador da Califórnia
Erik e Lyle Menendez estão pleiteando a liberdade antes do feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, e sua equipe jurídica adota uma nova estratégia para conquistar o benefício. Representados pelo renomado advogado Mark Geragos, os irmãos estão solicitando clemência diretamente ao governador da Califórnia, Gavin Newsom.
Segundo Geragos, que participou recentemente de uma entrevista ao programa “TMZ Live”, o pedido formal de clemência foi encaminhado nesta terça-feira (29) ao gabinete do governador. Fontes ligadas ao governador confirmaram que a petição já está no radar da equipe de Newsom, o qual comentou sobre o caso Menendez em seu podcast "Politickin' with Gavin Newsom". Durante o programa, Newsom destacou o impacto de um recente documentário da Netflix, produzido por Ryan Murphy, que trouxe atenção renovada ao caso.
Além do pedido de clemência, a defesa dos irmãos também planeja uma manobra jurídica: solicitar a reclassificação da condenação dos irmãos, de homicídio para homicídio culposo, o que poderia resultar em sua imediata libertação com base no tempo já cumprido.
Outro fator que influencia o andamento do caso é a substituição do juiz encarregado. A audiência de recondenação, prevista para novembro, será conduzida pelo juiz Michael V. Jesic, da Suprema Corte do Condado de Los Angeles. Conhecido por sua postura “linha-dura” e orientada à acusação, Jesic tem um histórico de decisões baseadas em convicções firmes de justiça, o que gera expectativa sobre sua abordagem no caso Menendez.
O procurador-geral de Los Angeles, George Gascón, recentemente recomendou a recondenação dos irmãos, o que abriria possibilidade para uma possível liberdade condicional. Contudo, a substituição do juiz responsável adiciona um elemento de incerteza ao processo, que promete novos desdobramentos nas próximas semanas.