Líder do Hamas no Líbano é morto em ataque aéreo
Grupo extremista atribuiu bombardeio a Israel; ataque aconteceu no sul do Líbano.
O grupo extremista Hamas informou, nesta segunda-feira (30), que seu líder no Líbano e membro da liderança do movimento no exterior, Fatah Sharif Abu el-Amin, foi morto em um ataque aéreo. O bombardeio, atribuído a Israel, ocorreu no campo de refugiados de Al-Bass, no sul do Líbano, onde Fatah Sharif vivia com a família.
Além do líder libanês, foram mortos no ataque sua esposa, filho e filha. No comunicado, o Hamas classificou o bombardeio como um "assassinato terrorista e criminoso".
O ataque aéreo ocorre em meio ao aumento dos confrontos entre Israel e o grupo Hezbollah, no Líbano. No domingo (29), um bombardeio israelense em massa atingiu diversas partes do país, chegando à capital, Beirute. Os ataques deixaram 105 mortos, aumentando o total de óbitos para quase mil em apenas duas semanas.
Entre os mortos estão sete líderes do Hezbollah, incluindo Hassan Nasrallah, que esteve à frente do grupo por mais de 30 anos. Outros três líderes do grupo Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP) também foram mortos nos ataques.
O aumento das hostilidades entre Israel e Hezbollah está fazendo com que milhares de pessoas cruzem a fronteira e deixem o Líbano. Segundo o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, cerca de 100 mil pessoas já fugiram do país a caminho da Síria, aumentando o número de refugiados na Europa.