Explosão em mina de carvão deixa ao menos 51 mortos e 20 feridos no Irã
Mineradores enfrentam péssimas condições de trabalho nos locais de extração; acidente teria sido causado por concentração de gás metano
Uma explosão em uma mina de carvão na cidade de Tabas, no leste do Irã, resultou na morte de pelo menos 51 mineradores e deixou 20 feridos, além de vários desaparecidos, na noite de sábado (21).
De acordo com a agência de notícias estatal Irna, o acidente foi causado por uma alta concentração de gás metano. Na manhã de domingo (22), equipes de resgate, com a ajuda dos sobreviventes, começaram a retirar os corpos das vítimas, que estavam cobertos de pó de carvão, utilizando vagões da mina.
O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, que está a caminho da Assembleia Geral da ONU em Nova York, instruiu as autoridades a localizar os desaparecidos e fornecer suporte às famílias afetadas.
O Irã, conhecido por sua produção de petróleo e riqueza mineral, extrai anualmente cerca de 2 milhões de toneladas de carvão, consumindo aproximadamente 3,5 milhões de toneladas, com o restante sendo importado.
A segurança nas minas é considerada inadequada devido às condições precárias de trabalho e aos equipamentos utilizados, conforme relatado pela agência estatal. O país tem um histórico de acidentes em minas, incluindo a morte de 20 mineradores em 2009 devido a explosões em minas diferentes, a perda de 11 trabalhadores em dois acidentes em 2013 e a morte de 42 pessoas em uma grande explosão em 2017.