TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Mundo

Explosão em mina de carvão deixa ao menos 51 mortos e 20 feridos no Irã

Mineradores enfrentam péssimas condições de trabalho nos locais de extração; acidente teria sido causado por concentração de gás metano

Por SBT News Publicado em
Explosao ira
A segurança nas minas é considerada inadequada devido às condições precárias de trabalho (Foto: Reprodução/ Irna)

Uma explosão em uma mina de carvão na cidade de Tabas, no leste do Irã, resultou na morte de pelo menos 51 mineradores e deixou 20 feridos, além de vários desaparecidos, na noite de sábado (21).

De acordo com a agência de notícias estatal Irna, o acidente foi causado por uma alta concentração de gás metano. Na manhã de domingo (22), equipes de resgate, com a ajuda dos sobreviventes, começaram a retirar os corpos das vítimas, que estavam cobertos de pó de carvão, utilizando vagões da mina.

O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, que está a caminho da Assembleia Geral da ONU em Nova York, instruiu as autoridades a localizar os desaparecidos e fornecer suporte às famílias afetadas.

O Irã, conhecido por sua produção de petróleo e riqueza mineral, extrai anualmente cerca de 2 milhões de toneladas de carvão, consumindo aproximadamente 3,5 milhões de toneladas, com o restante sendo importado.

A segurança nas minas é considerada inadequada devido às condições precárias de trabalho e aos equipamentos utilizados, conforme relatado pela agência estatal. O país tem um histórico de acidentes em minas, incluindo a morte de 20 mineradores em 2009 devido a explosões em minas diferentes, a perda de 11 trabalhadores em dois acidentes em 2013 e a morte de 42 pessoas em uma grande explosão em 2017.



Relacionadas