TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
mundo

Reveladas mensagens de mortos em implosão de cápsula que fazia expedição ao Titanic

O submersível Titan iniciou seu mergulho em junho do ano passado e perdeu contato com a superfície cerca de duas horas após o início do mergulho

Por Carlos Rocha Publicado em
Submarino turístico desaparece durante visita aos destroços do Titanic
Reveladas mensagens de mortos em implosão de cápsula que fazia expedição ao Titanic (Foto: Divulgação/OceanGate Expeditions)

Durante uma audiência pública na Carolina do Sul, foram reveladas as últimas mensagens enviadas pela tripulação do submersível Titan, que implodiu em alto-mar no ano passado, resultando na morte de todos os cinco membros a bordo.

Uma recriação animada da jornada do Titan foi exibida na audiência, mostrando que, momentos antes da perda total de comunicação, a tripulação enviou uma mensagem de três palavras: "tudo bem aqui". Esse texto foi enviado após a nave de apoio, Polar Prince, solicitar "melhores comunicações" após uma breve perda de contato.

O Polar Prince havia perguntado repetidamente à tripulação do Titan se ainda conseguiam visualizar a nave de apoio em seu display de bordo. A resposta foi confirmada com um "sim" e a mensagem "tudo bem aqui". Pouco depois, as comunicações foram completamente interrompidas.

O submersível Titan iniciou seu mergulho em junho do ano passado e perdeu contato com a superfície cerca de duas horas após o início do mergulho. Dias de esforços desesperados de resgate revelaram que o Titan havia implodido logo após iniciar o mergulho de 2,4 milhas perto de Newfoundland, Canadá, a caminho do local do naufrágio do Titanic.

Dez ex-funcionários da OceanGate, empresa responsável pela expedição, estão entre as 24 testemunhas convocadas para depor perante o Titan Marine Board of Investigation. O conselho está investigando as causas da tragédia.

Alguns especialistas estimam que a tripulação pode ter percebido seu destino entre 48 e 71 segundos antes da implosão catastrófica.

A família de Paul-Henri Nargeolet, uma das vítimas, entrou com uma ação judicial contra a OceanGate no mês passado, acusando a empresa de negligência e imprudência. Junto com Nargeolet, faleceram também o CEO e subpiloto Stockton Rush, o bilionário britânico Hamish Harding, o empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood.



Relacionadas