TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
uso criminoso da rede

CEO do aplicativo Telegram, Pavel Durov, é preso na França

Detenção do empresário foi confirmada pela embaixada russa em Paris, que solicitou às autoridades francesas explicação dos motivos.

Por Redação T5 Publicado em
Pavel Durov ceo do aplicativo telegram
Foto: Reprodução/MobileTime

Pavel Durov, o CEO do aplicativo de mensagens Telegram, foi preso na noite desse sábado (24) no aeroporto de Le Bourget, na França. A detenção foi confirmada pela embaixada russa em Paris, que solicitou imediatamente às autoridades francesas uma explicação dos motivos e exigiu a proteção dos direitos de Durov, além de acesso consular.

De acordo com a Agence France-Presse (AFP), Durov foi preso por supostos delitos relacionados ao uso criminoso do Telegram. Ele é suspeito de não ter tomado medidas para impedir atividades ilícitas no aplicativo. A Ofmin, uma agência francesa de combate à violência contra menores, emitiu um mandado de prisão para Durov e está coordenando uma investigação sobre crimes como fraude, tráfico de drogas, cyberbullying, crime organizado e promoção do terrorismo.

Durov, um bilionário de 39 anos que vive em Dubai e é cidadão da França e dos Emirados Árabes Unidos, deve comparecer ao tribunal no domingo. A promotoria de Paris não fez comentários, seguindo os procedimentos durante uma investigação.

Após a notícia da prisão, o Toncoin, uma criptomoeda vinculada ao Telegram, caiu até 23%. O Telegram, criado por Durov e seu irmão Nikolai, tem cerca de 900 milhões de usuários ativos e é conhecido por sua abordagem relativamente leve à moderação de conteúdo, o que tem levado a alegações de uso para atividades criminosas e materiais extremistas.

Durov, que fugiu da Rússia em 2014 e vendeu sua participação na rede social VKontakte, tem um patrimônio líquido de mais de US$ 9 bilhões. Em uma entrevista recente, ele discutiu a pressão das autoridades russas e o escrutínio internacional sobre o Telegram.



Relacionadas