Análise de dados e inteligência artificial podem ajudar a reduzir acidentes de trânsito
Tecnologias podem reduzir ocorrências nas rodovias; ANTT registrou aumento de casos em 2023
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) registrou mais de 76 mil acidentes de trânsito em 2023 — um aumento de 14,6% em comparação a 2022. Diante dessa realidade, empresas que possuem frotas passaram a contratar desenvolvedoras de tecnologias para trazer mais eficiência e controle dos veículos, além de treinamento dos motoristas.
Essas empresas, com base em análise de dados, inteligência artificial (IA) e educação, desenvolvem tecnologias para o serviço de telemetria avançada, com o objetivo de promover eficiência operacional na gestão de pessoas e reduzir a quantidade de acidentes por meio de treinamentos e monitoramento.
Serviços como controle de velocidade do motorista em tempo real podem ajudar a reduzir o número de acidentes em frotas. Além disso, existem procedimentos de videotelemetria, com possibilidade até mesmo de calcular a fadiga dos motoristas.
"A tecnologia moderna permite que as frotas sejam monitoradas e rastreadas em tempo real. Isso pode incluir o monitoramento da velocidade dos veículos, o que permite que as empresas identifiquem e corrijam comportamentos de direção inadequados", segundo explica a Cobli em conteúdos publicados no site da empresa. A companhia afirma ainda ter zerado o número de acidentes da empresa ABC Cargas com seu sistema de gestão de frota.
Um levantamento da Mobs2, outra empresa especializada em gestão de frotas e telemetria avançada, mostra resultados positivos: no último semestre, as frotas que contam com os serviços da Mobs2 apresentaram redução de 75% no número de acidentes graves, de 25% no consumo de combustível e de 20% nos custos de manutenção de frotas.
A Infleet, por sua vez, também mostra resultados positivos, com aumento de 25% na produtividade dos motoristas, economia de 40% dos combustíveis e redução de 40% de custos com manutenção dos veículos.
Segundo a sócia-diretora da Mobs2, Rebeca Bezerra Leite, um fator importante para a execução do serviço é que, além da venda da tecnologia, a empresa também realiza acompanhamento ponta a ponta no pós-venda. Outras empresas no mercado, como a Cobli e a Infleet, também fazem monitoramento pós-venda.
"Não se trata apenas de vender tecnologia, mas de tratar o problema de ponta a ponta. Entendemos que não adianta apenas monitorar os veículos e condutores e simplesmente entregar um relatório com números e gráficos para os gestores. Por isso, desenvolvemos uma solução data-driven — orientada por dados —, que eleva a prestação do serviço de telemetria a outro patamar, transformando os dados coletados em propostas de iniciativas efetivas para as empresas — muitas das quais com implementação imediata e a baixo custo", disse.
Uso educacional
A empresa também acabou de lançar uma plataforma educacional com uso de inteligência artificial para treinar motoristas dos veículos das frotas das empresas contratantes do serviço. Segundo os sócios, mais de 30 mil pessoas estão fazendo o curso, chamado de Mobs2 School.
Com plataformas educativas usando IA, as empresas clientes podem monitorar o padrão de condução de cada motorista, identificar pontos favoráveis e outros que podem ser melhorados e agir diretamente na resolução dessas falhas e desenvolvimento de habilidades específicas por meio de uma plataforma digital interativa e de fácil utilização.