Rede ferroviária de Paris é parcialmente restaurada
Trens de alta velocidade que ligam Paris ao leste, oeste e norte da França foram alvos de ataques coordenados horas antes da abertura da Olimpíada
O sistema de Trens de Alta Velocidade (TGV, na sigla em francês) de Paris foi parcialmente restaurado, informou a empresa ferroviária SNCF neste sábado (27). Ontem, as três linhas principais foram alvos de ataques coordenados horas antes da cerimônia de abertura da Olimpíada de Paris.
Segundo a SNCF, agentes trabalharam durante a noite "em condições meteorológicas adversas" para melhorar o tráfego do TGV que liga Paris ao norte, leste e oeste da França. Na manhã deste sábado, o serviço foi retomado na linha de alta velocidade do leste.
"Nas linhas de alta velocidade do Norte, Bretanha e Sudoeste, sete em cada 10 trens, em média, operarão com atrasos de uma a duas horas", disse a SNCF.
A empresa acrescentou que o tráfego continuará a ser interrompido no eixo norte no domingo (28), mas as condições devem melhorar no eixo atlântico para os retornos do fim de semana.
Apesar das interrupções, a SNCF disse que todo o transporte para equipes olímpicas e pessoal credenciado será mantido conforme planejado.
As autoridades francesas continuam as investigações para identificar os suspeitos. Em coletiva de imprensa na sexta-feira (27), o primeiro-ministro ínterim da França, Gabriel Attal, afirmou que o ataque foi feito por pessoas que conheciam o sistema de TGV.