Ministra do Esporte da França cumpre promessa e mergulha no rio Sena
Há menos de um mês, parisienses se mobilizaram para protestar defecando nas águas
Amélie Oudéa-Castéra, ministra do Esporte na França, cumpriu neste sábado (13) a promessa de nadar no rio Sena, em Paris, para provar que o local é seguro para competidores dos Jogos Olímpicos — que se iniciam em duas semanas. Há um mês, parisienses se mobilizaram para protestar defecando nas águas.
Na companhia do triatleta paralímpico Alexis Hanquinquant, ela publicou em seu perfil oficial no X (antigo Twitter) um vídeo em que mergulha na região onde serão realizadas provas de nado, como o triatlo. “Promessa mantida!”, escreveu na legenda.
Acontece que os franceses vêm se mostrado descontentes com o que foi prometido ao início dos preparativos para os jogos mundiais. Além de contestarem os cerca de 1,4 bilhão de dólares gastos na previsão de despoluir o Sena.
Um ato chegou a ser organizado para 23 de junho, data em que o presidente do país, Emmanuel Macron, e a prefeita da capital, Anne Hidalgo iram, também, realizar um mergulho - que acabou sendo remarcado para 17 de julho. A mídia local especulou que se devia à, ainda, alta poluição encontrada no rio.
Parisienses pretendiam, ao mesmo tempo, utilizar seus banheiros de maneira que as fezes chegassem às correntezas justamente no horário programado. Sites que calculavam o horário adequado, com minutos, para “manifestar-se”, a depender da sua localização foram criados.
Na sexta, segundo a agência de notícias AFP, os parâmetros para mergulho no rio Sena estavam dentro dos limites autorizados para a competição.