Atleta perde medalha ao comemorar antes da hora em Campeonato Europeu
A expressão de Garcia-Caro ao perceber a ultrapassagem viralizou
Uma lição dura foi aprendida pela corredora espanhola Laura Garcia-Caro durante o Campeonato Europeu de Atletismo de 2024. Garcia-Caro, que competia na caminhada atlética feminina de 20 km, perdeu uma medalha de bronze ao comemorar antes de cruzar a linha de chegada, sendo ultrapassada no último momento.
O momento surpreendente e um tanto cômico ocorreu quando Garcia-Caro, certa de que garantiria o terceiro lugar, começou a comemorar a poucos metros da linha de chegada. Nas imagens transmitidas da corrida, ela é vista sorrindo e com a bandeira espanhola enrolada no pescoço. No entanto, enquanto levantava a mão para celebrar, a ucraniana Lyudmila Olyanovska passou por ela, conquistando o bronze.
A expressão de Garcia-Caro ao perceber a ultrapassagem viralizou por sua cara de surpresa e desânimo enquanto Olyanovska cruzava a linha antes dela. Garcia-Caro terminou a prova em quarto lugar.
A finalização da prova gerou polêmica, pois as atletas pareciam estar com os dois pés fora do chão no trecho final, o que tecnicamente constitui uma quebra de regras na caminhada atlética, também conhecida como corrida.
Apesar das possíveis infrações, nenhuma das atletas foi penalizada, e a medalha de bronze foi oficialmente atribuída a Olyanovska.