Operação Lesa Pátria: Polícia Federal cumpre mandados de prisão de foragidos envolvidos nos atos antidemocráticos
A operação cumpre 208 mandados de prisão em 18 estados brasileiros
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (6), uma operação para cumprir 208 mandados de prisão preventiva contra indivíduos investigados por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes em Brasília foram invadidas e depredadas.
A Operação Lesa Pátria, em sua 27ª fase, visa capturar foragidos e aqueles que descumpriram medidas cautelares determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Até as 10h desta quinta-feira, 45 pessoas já haviam sido presas em vários estados, incluindo o Distrito Federal.
Muitos alvos da operação violaram tornozeleiras eletrônicas ou fugiram para o exterior, como a Argentina. Os mandados, assinados pelo ministro Alexandre de Moraes do STF, referem-se a crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e associação criminosa.
Até as 10h desta quinta-feira 45 prisões já foram realizadas nos estados do Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Paraná e no Distrito Federal.