Golpe de Páscoa: criminosos prometem brindes em nome de chocolateria
Está circulando uma mensagem que se passa como sendo de uma famosa empresa brasileira de chocolates
Com a aproximação da Páscoa, os golpistas na internet estão mais ativos do que nunca. Está circulando por meio de links pagos no Facebook, Instagram e outras redes sociais uma mensagem que se passa como sendo de uma famosa empresa brasileira de chocolates.
De acordo com a mensagem, que direciona as pessoas para um site atribuído à empresa, a empresa de chocolates estaria distribuindo brindes de Ursinhos Carinhosos para aqueles que participassem de uma pesquisa.
No final da pesquisa, a pessoa seria solicitada a pagar o valor do frete (aproximadamente R$ 50) para que a encomenda fosse enviada. O texto presente no site induz o usuário a acreditar que está participando de uma avaliação oficial da empresa.
Entretanto, essa mensagem é falsa e constitui um golpe. A empresa de chocolates não está promovendo nenhuma ação desse tipo. Verificações realizadas em perfis oficiais da empresa confirmam que não há qualquer promoção que ofereça brindes mediante participação em pesquisa.
Esse tipo de golpe segue um padrão já conhecido, em que os golpistas cobram um suposto valor de frete para envio do brinde, e o usuário acaba fornecendo informações pessoais que podem ser utilizadas em outros golpes.
Portanto, se você pagar pelo suposto "brinde" dos Ursinhos Carinhosos, acabará sendo vítima de um golpe, perdendo não apenas o valor do frete, mas também correndo o risco de ter seus dados pessoais roubados.
É falso que a empresa de chocolates esteja distribuindo brindes de Páscoa dos Ursinhos Carinhosos gratuitamente para aqueles que participarem de uma pesquisa e pagarem um "valor simbólico" de frete. Trata-se de uma falsa promoção que serve como isca para golpes.