Meio a meio: homens e mulheres já praticamente se igualam entre o público fã de jogos online
As mulheres são, pela primeira vez em 50 anos, maioria em todas as grandes regiões do Brasil. Faltava apenas a Região Norte para consolidar a tendência histórica de predominância feminina no país
Agora não falta mais, segundo o Censo Demográfico de 2022. O Brasil conta com uma população residente de 203 milhões atualmente. Deste total, 104.548.325 (51,5%) são mulheres e 98.532.431 (48,5%) são homens. O que significa que existe um número extra de 6.015.894 mulheres em relação ao número de homens.
E o setor de apostas online está acompanhando esta tendência. Com a recente sanção da regulamentação do setor, espera-se que a presença feminina neste meio se intensifique ainda mais..A prova disto é que a audiência já está dividida de forma praticamente igual entre homens e mulheres.
Além disso, a persistente proibição dos jogos físicos no país cria uma lacuna que as plataformas de cassino ao vivo e online estão aptas a preencher. Com o avanço das tecnologias de transmissão ao vivo e realidade virtual, essas plataformas de cassino conseguem replicar a experiência imersiva de um cassino físico, oferecendo aos jogadores e jogadoras uma opção cada vez mais realista e emocionante.
O gráfico acima faz parte da recente pesquisa da ENV Media, intitulada Um olhar mais atento sobre a participação da voz das operadoras de jogos de azar no Brasil
A pesquisa também aponta que a idade média do jogador brasileiro é de 39,24 anos.
E, de fato, a maior faixa etária é de 25 a 40 anos, com mais da metade (57%) abaixo dos 49 anos. Há também uma parcela considerável de jogadores e apostadores de meia-idade – a segunda maior faixa etária têm entre 41 e 56 anos, mais de um quarto do total (28%).
O levantamento ainda indica as preferências, sendo que o cassino online é a vertical de iGaming mais rica e diversificada. Com muitos jogos para escolher, é fácil identificar as categorias de jogos que atraem mais buscas online.
Vale salientar que os fãs de cassino brasileiros se dividem entre caça-níqueis e crash games como opções de jogo rápido, por um lado, e jogos de cassino ao vivo, como roleta e blackjack, por outro. E, é claro que estes tipos de jogos recebem o maior número de menções e demandas de pesquisa.
Se o mercado brasileiro está praticamente dividido entre homens e mulheres, qual é a situação em outros países?
Se as brasileiras estão cada vez mais interessadas em apostas online, a situação ainda não é tão igualitária em outros lugares do mundo. Uma boa comparação é com o mercado dos Estados Unidos, que - como o Brasil - começou o processo de regulamentação do setor em 2018 e isso tem acontecido de forma gradual desde então.
Nos EUA, como em muitos outros países, há uma disparidade significativa entre o número de homens e mulheres que participam de jogos de apostas. Os homens (69%) jogam duas vezes mais do que as mulheres (36%) nos Estados Unidos.
Essa estatística pode ser devida às suas diferentes tendências em lidar com a impulsividade e assumir riscos. Isso porque os números indicam que os homens são mais propensos a tomar decisões impulsivas e assumir riscos mais do que as mulheres – tornando mais difícil para eles parar de jogar do que para o público feminino.
Outro dado relevante é que as mulheres apostam mais diariamente do que os homens. Cerca de 26% das mulheres americanas jogam diariamente, enquanto apenas 23% dos homens participam.
Dados mostram que 45% dos homens preferem apostas alguns dias por semana em vez de uma ocorrência diária. Por outro lado, apenas cerca de 36% das mulheres eram favoráveis a apostas pouco frequentes como esta.
Em relação ao Reino Unido, as estatísticas encontraram um aumento no uso de jogos de azar online para ambos os sexos no Reino Unido – com uma porcentagem de uso maior para os homens. Atualmente, o cenário de apostas é dominado por 25% dos homens diante de 17% das mulheres.
Apesar da crescente conscientização, apenas 5% dos jogadores britânicos praticam a auto exclusão para controlar seus hábitos de apostas. Deste grupo de apostadores, os homens (6%) superam as mulheres (4%).
Tendência de crescimento da indústria global tende a alavancar a presença feminina
O tamanho do mercado global de iGaming foi avaliado em 63,53 bilhões de dólares em 2022 e espera-se que cresça a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 11,7% de 2023 a 2030. Hoje, o Brasil já ocupa a quinta posição e tem potencial para ganhar algumas posições nos próximos anos.
Esse aumento é impulsionado pela crescente penetração da internet e pelo aumento no uso de telefones celulares entre os usuários para jogar jogos online. Além disso, a aceitação cultural e legal, o fácil acesso ao jogo online, propaganda de celebridades e parcerias relevantes também estão contribuindo para a ampliação da participação feminina neste mercado.