Lançado sistema antirroubo para iPhone; saiba como ativar
Essa atualização visa aprimorar a defesa contra possíveis roubos, impedindo o acesso indevido a senhas numéricas pelos infratores
A versão 17.3 do iOS traz uma inovadora ferramenta de segurança chamada Proteção de Dispositivo Roubado para usuários de iPhone no Brasil. Essa atualização visa aprimorar a defesa contra possíveis roubos, impedindo o acesso indevido a senhas numéricas pelos infratores.
Anteriormente, em versões anteriores, falhas na autenticação biométrica levavam o dispositivo a solicitar uma sequência numérica ao usuário. Esse momento tornava-se uma brecha para criminosos exigirem códigos de suas vítimas.
A partir de agora, a autenticação por Face ID (facial) ou Touch ID (dedo) será única, dificultando o acesso não autorizado a informações confidenciais no celular.
Para ativar essa nova configuração, o usuário deve seguir os seguintes passos:
- Acesse a função no ícone "ajustes" do smartphone.
- Toque em "Face ID e Código".
- Insira o código de acesso do dispositivo.
- Toque para ativar ou desativar a Proteção de Dispositivo Roubado.
Existem duas opções de proteção nesses casos:
Nível 1 — Biometria: Se o bandido tentar usar senhas salvas no Safari, o iPhone exigirá apenas a biometria (Face ID ou Touch ID), sem a opção do código de acesso.
Nível 2 — Biometria e espera de uma hora: Para alterar a senha do ID Apple, ativar a chave de recuperação ou desativar o "Buscar iPhone", o aparelho pedirá o Face ID ou Touch ID e, em seguida, iniciará uma contagem regressiva de uma hora. Após esse período, solicitará outra verificação de Face ID ou Touch ID. Nesse cenário, o ladrão precisará passar por ambas as etapas para desativar a Proteção de Dispositivo Roubado e obter acesso aos dados da vítima.
Essa iniciativa busca reforçar a segurança dos dispositivos, proporcionando aos usuários maior controle sobre suas informações pessoais e minimizando riscos de violação de privacidade.