Vulcão entra em erupção na Islândia
Cidad atingida pela lava foi evacuada no dia anterior
Um vulcão entrou em erupção na península de Reykjanes, na Islândia, neste domingo (14). De acordo com as autoridades locais, a cidade Grindavík, que fica a cerca de quatro quilômetros do local da erupção, foi evacuada e não há pessoas em perigo.
"A cidade já tinha sido evacuada com sucesso durante a noite e não há vidas em perigo, embora as infraestruturas possam estar ameaçadas", disse o presidente da Islândia, Gudni Johannesson, no X (antigo Twitter).
Tudo começou ao norte da cidade de Grindavík, que foi evacuada pela segunda vez em um mês por causa da preocupação de que vulcão pudesse acordar.
"De acordo com as primeiras imagens do voo de vigilância da Guarda Costeira, abriu-se uma fenda em ambos os lados das defesas que começaram a ser construídas a norte de Grindavík", afirmou o Gabinete Meteorológico da Islândia.
É importante lembrar que a Islândia tem uma erupção média a cada quatro ou cinco anos, por causa da movimentação de placas tectônicas. O país está situado entre as placas tectônicas da Eurásia e da América do Norte, duas das maiores do planeta.