Leão escapa de circo e passa cinco horas andando nos arredores de Roma
Felino foi capturado por equipes de emergência; caso gerou críticas à exploração de animais
A cidade italiana de Ladispoli, localizada a cerca de 50 km de Roma, ficou em alerta no último fim de semana após um leão escapar de um circo. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o felino andando pelas ruas do município, que ficaram vazias após a prefeitura emitir um alerta recomendando que os moradores não saíssem de casa.
"Um leão fugiu do circo. Pedimos que sejam muito cautelosos e evitem qualquer deslocamento até segundo aviso", escreveu o prefeito da cidade, Alessandro Grando. O político informou que o leão era procedente do Rony Roller Circus.
????????‼️ “Madonna Santa, Mamma Mia”
— X Posterity (@NewXPosterity) November 11, 2023
-> A lion escaped from the circus, near Rome. pic.twitter.com/LaJgUNNCzu
A lion escapes a circus near Rome, Italy. pic.twitter.com/xmghIus30o
— Imtiaz Mahmood (@ImtiazMadmood) November 12, 2023
O pânico em Ladispoli durou cerca de cinco horas. Após operações de buscas, que contou com um helicóptero com sensores infravermelhos, o leão foi encontrado pelas equipes de emergência. O animal foi sedado e capturado, sendo entregue à organização do circo. Grando aproveitou para informar que não havia autorizado a atração na cidade.
"Espero que este episódio possa mexer com algumas consciências e que possamos finalmente pôr fim à exploração de animais em circos", afirmou o prefeito.
O mesmo foi dito por grupos de direitos dos animais, que criticaram o circo por explorar criaturas selvagens. A Organização Internacional para Proteção Animal (OIPA), por exemplo, destacou o desconforto das "pobres criaturas" forçadas ao cativeiro para entretenimento, bem como os perigos dos circos com animais do ponto de vista da segurança pública.
Leia também: