Halitose: especialista explica como identificar e combater o mau hálito
Dra. Silvana Leal, especialista em odontologia, ajudou a entender as causas desse problema e como combatê-lo
A halitose, conhecida como mau hálito crônico, é uma condição que afeta muitas pessoas, causando desconforto social e preocupação. Marcelle Mosso, apresentadora do programa Com Você, da TV Tambaú - SBT, conversou com a Dra. Silvana Leal, especialista em odontologia, para entender as causas desse problema e como combatê-lo.
A halitose é um problema que pode causar constrangimento e afastar as pessoas, de acordo com a Dra. Silvana. É simplesmente o mau hálito, que pode ser causado por diversos fatores. Às vezes, a pessoa que o possui nem percebe, pois se acostuma com o odor que vem de dentro.
A investigação deve começar com uma visita ao dentista, já que a boca é o ponto de partida. Problemas dentários, como cáries ou gengivite, podem causar mau hálito. Removendo essas condições, geralmente o problema é resolvido.
Se os dentes e gengivas estiverem saudáveis, é hora de investigar outras causas. Um fator importante é a dieta. Jejuns prolongados ou dietas radicais podem afetar a salivação e causar mau hálito.
O tabagismo é um dos principais causadores de mau hálito, deixando um cheiro forte e desagradável na boca.
Outros fatores, como problemas de saúde como sinusite recorrente, problemas gastrointestinais, prisão de ventre ou uso de certos medicamentos, podem afetar o hálito.
A prevenção envolve manter uma boa higiene bucal, escovando os dentes e a língua regularmente. Beber água para evitar o ressecamento da boca também é fundamental. Se o mau hálito persistir, é importante consultar um especialista.
A Dra. Silvana esclareceu a importância de identificar e lidar com a halitose, uma questão que pode afetar a qualidade de vida das pessoas.
Leia também: