TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Dia do Meio Ambiente

Em um ano, desmatamento da Mata Atlântica cresce 45% em João Pessoa

Portal T5 investigou dados sobre o desmatamento de florestas naturais na Paraíba

Por Juliana Alves Publicado em
Existem 2.828 hectares de Mata Atlântica em João Pessoa
Existem 2.828 hectares de Mata Atlântica em João Pessoa (Foto: Kleide Teixeira/Secom-JP)

Entre 2021 e 2022, a taxa de desmatamento na Mata Atlântica em João Pessoa cresceu 45%. Dados do Atlas da Mata Atlântica analisados pelo Portal T5, nesta segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, mostram que no período de um ano foram destruídos 27 hectares de florestas naturais na capital paraibana, área onde caberiam quase 30 campos de futebol.

Segundo dados do aplicativo "Aqui tem Mata?", existem 2.828 hectares de Mata Atlântica em João Pessoa.

Na Paraíba, conforme o relatório divulgado, foram desmatados 34 hectares de Mata Atlântica entre os últimos dois anos. No estado, segundo dados do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) da Mata Atlântica, Alhandra é o município com a maior área desmatada, seguido de João Pessoa e Juripiranga. Os registros de desmatamentos foram identificados e validados até outubro do ano passado.

E a Dubai?

Em 2021, o Portal T5 divulgou com exclusividade o desmatamento de cerca de 13 hectares de Mata Atlântica destruídos durante a ocupação da antiga comunidade "Dubai", localizada no bairro de Mangabeira 8, em João Pessoa. Após reportagem, a Justiça da Paraíba determinou a desocupação do local.

Hoje, quase dois anos após a desocupação, a Secretaria do Meio Ambiente (Semam) de João Pessoa ainda realiza ações de recuperação e planejamento para reflorestar a área desmatada. Procurada pelo T5, a pasta afirmou que "técnicos da Divisão de Estudos e Pesquisas fizeram levantamento das espécies encontradas na área". A Semam não informou, no entanto, se já foram iniciadas ações efetivas para o reflorestamento da antiga Dubai.

Veja aqui os desdobramentos da desocupação da Dubai.

Leia também:



Relacionadas