Qual a origem do Dia Internacional da Mulher?
No Brasil, o Dia Internacional da Mulher foi oficializado em 1980, durante o governo do presidente João Figueiredo
O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa celebrada em todo o mundo no dia 8 de março. A origem dessa celebração remonta ao final do século XIX e início do século XX, quando mulheres de diversos países começaram a lutar por seus direitos e por igualdade de gênero.
Em 1908, ocorreu uma greve de trabalhadoras têxteis em Nova York, nos Estados Unidos, que reivindicavam melhores salários, redução da jornada de trabalho e condições de trabalho mais dignas. A greve durou vários dias e contou com a participação de mais de 15 mil mulheres. Em 1909, a data de 8 de março foi escolhida para celebrar o Dia Nacional da Mulher nos Estados Unidos.
Em 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhague, na Dinamarca, a ativista Clara Zetkin propôs que o dia 8 de março fosse adotado como o Dia Internacional da Mulher. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos mais de 100 delegados presentes na conferência, que representavam 17 países diferentes.
A partir daí, o Dia Internacional da Mulher começou a ser celebrado em vários países, com o objetivo de conscientizar a população sobre a luta das mulheres por seus direitos e por igualdade de gênero. A data também é uma oportunidade para refletir sobre os avanços já conquistados e os desafios que ainda precisam ser enfrentados.
No Brasil, o Dia Internacional da Mulher foi oficializado em 1980, durante o governo do presidente João Figueiredo. A data é uma oportunidade para celebrar as conquistas das mulheres brasileiras e para lembrar que a luta pela igualdade de gênero ainda é uma realidade em nosso país.