Dia de Reis: entenda a origem e o significado da data
Apesar de ser uma data importante no catolicismo, é considerada feriado
Dia 6 de janeiro, como diz a tradição cristã, é Dia de Reis. Essa data marca, mesmo que seja fictícia, que Jesus Cristo recém-nascido recebeu a visita de "três magos do Oriente", segundo o Evangelho de Mateus. O dia ainda encerra o período natalino, quando enfeites são guardados e presépios de Natal são desmontados.
No Brasil, a comemoração foi trazida pelos portugueses no período da colonização. Em diversos lugares do país, as tradições mais comuns são apresentações do "Terno de Reis", canções de pequenos grupos de músicos com referência a história bíblica dos Três Reis Magos.
Apesar de ser uma data importante no catolicismo, o Dia de Reis não é considerado feriado. A festa era um feriado nacional até 1967 por ser considerado dia santo, mas nesse mesmo ano, foi noticiada a suspensão do feriado Dia de Reis e mais outros cinco dias santos. Sendo assim, ficam considerados dias santos apenas: Natal; 1º de janeiro; Sexta-feira Santa; Corpus Christi; Imaculada Conceição e Finados.
Tradições ao redor mundo
As tradições do Dia de Reis existem em diversos locais do mundo. No Brasil, uma das práticas mais consolidadas, são apresentações do "Terno de Reis", canções de pequenos grupos de músicos com referência a história bíblica dos Três Reis Magos.
Na Itália, a tradição mais conhecida é a da “Befana”, que nada mais é que uma senhora, já com alguma idade, que realiza distribuição de prendas às crianças.
Em Portugal, existe o tradicional bolo-rei, que traz dentro dele uma fava. Durante o corte, os pedaços são distribuídos às pessoas e quem retirar a fava, deve trazer o bolo para o ano seguinte.
Foto:Imagem de Freepik
Veja também: