João Pessoa tem atendimento de emergência em saúde mental; conheça
Serviço gratuito é ofertado no Pronto Atendimento em Saúde Mental (PASM)
Cuidar da mente é tão importante quanto cuidar da saúde física. O assunto ganha ainda mais força neste mês, marcado pela campanha Janeiro Branco, dedicada à conscientização dos cuidados com a saúde mental. Em João Pessoa, existe o Pronto Atendimento em Saúde Mental (PASM) que funciona no Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma). O intuito é salvar vidas e evitar casos de suicídio.
O Pasm atende casos de urgência e emergência em saúde mental de pacientes com idade partir de 18 anos, de João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Bayeux e Conde. Entre os meios de agressão contra a vida, a unidade hospitalar aponta maior ocorrência de casos de ingestão de medicamentos e do uso de objetos perfurocortantes. Já em relação à faixa etária, a maior incidência está entre pessoas de 25 a 59 anos, seguidas da faixa etária de 20 a 24 anos.
No pronto atendimento, o paciente conta com apoio de uma equipe multidisciplinar, que dispõe de médico psiquiatra, psicólogo, assistente social, enfermeiro, técnicos de enfermagem e equipe de apoio. O atendimento desses profissionais acaba sendo determinante para salvar vidas.
Veja a reportagem exibida pela TV Tambaú:
A rede de saúde mental de João Pessoa também atende urgências e emergências psiquiátricas como surtos psicóticos, uso compulsivo ou abstinências de álcool e outras drogas, ansiedade e depressão aguda.
Local
O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma) fica localizado na Rua Agente Fiscal José Costa Duarte, sem número, em Mangabeira. O serviço no PASM funciona de segunda a sexta-feira – 24h.
Atendimento por telefone
- Atendimento por equipe especializada
- Registro da demanda
- Restrição de acesso a dados pessoais sensíveis
Telefones
3218-9727 | 3239-3225
Veja também: