Nova York declara emergência por surto de varíola dos macacos
Decisão foi anunciada pela governadora do estado através das redes sociais.
A governadora do estado de Nova York, nos Estados Unidos, Kathy Hochul, declarou neste sábado (30) estado de emergência após constatar um alto nível de contaminação da varíola dos macacos no estado.
Através das redes sociais, a gestora informou que um em cada quatro casos registrados da doença no país é originário de Nova York.
“Estou declarando uma emergência estadual de desastre para fortalecer nossos esforços contínuos para enfrentar o surto de varíola dos macacos”, escreveu no Twitter.
I am declaring a State Disaster Emergency to strengthen our ongoing efforts to confront the monkeypox outbreak.
This Executive Order enables us to respond more swiftly, and allows health care professionals to take additional steps that will help get more New Yorkers vaccinated.
Com a emergência, deve ser ampliado o número de pessoas que podem administrar vacinas contra a varíola e adiantar a imunização contra a doença nos Estados Unidos.
Nessa sexta-feira (29), o Brasil registrou a primeira morte em decorrência da doença. Foi o primeiro óbito notificado fora da África. Na Paraíba, há um caso em investigação confirmado.
No último sábado (23), a varíola dos macacos foi declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma "emergência de saúde global".
Veja mais: