Dia mundial do chocolate: veja receita e saiba como fazer essa delícia em casa
Pedida combina com o friozinho que está fazendo em João Pessoa.
Praticamente paixão nacional, o chocolate tem um dia exclusivo só dele. É nesta quinta-feira (7) o mundo celebra essa delícia. A iniciativa da data existe, inclusive, pelo objetivo de lembrar a sensação que comer o produto proporciona. No Brasil, em média, os brasileiros ingerem cerca de 2,5 kg de chocolate por ano. Isso equivale a 16 barras do produto. No Sul - região onde mais se consome o produto - a média sobe para 4,5 kg por ano. Já no Nordeste é onde menos se come, com média anual de 1,2 kg.
Vale ressaltar que não há uma unanimidade com relação aos motivos para a instituição da data. Contudo, uma das teorias mais conhecidas é de que o dia relembra a data da chegada da mercadoria na Europa, por volta do século XV. Antes disso, a data só era conhecida e usada pelos Maias e Astecas - civilizações originárias da América.
Dentre os benefícios causados pelo chocolate estão: contribuir para a redução do estresse, melhora do humor, auxilio na prevenção de doenças cardiovasculares, anti-inflamatório.
Confira a receita e saiba como fazer o chocolate do zero
Para fazer uma receita básica, são necessárias amêndoas de cacau in natura, açúcar puro e refinado, leite em pó e manteiga de cacau. Para controlar a concentração de cacau, ou seja, definir se ele será mais amargo ou “ao leite”, basta dosar as quantidades de leite e de açúcar. Seu primeiro passo é preparar as amêndoas de cacau: lavar e depois colocar para secar.
Depois disso, é necessário torrá-las. Então, coloque-as em assadeira de alumínio e leve ao fogo a 180 °C. Use uma colher de pau para mexer sem parar até as cascas ficarem completamente amarronzadas.
Deixe esfriar completamente e descasque. Triture os nibs de cacau resultantes no processador ou moedor de carne até obter uma farinha fina e lisa. Em seguida, coloque a farinha de cacau, o leite e o açúcar no liquidificador e bata tudo. Transfira para uma panela e apure em fogo baixo até chegar ao ponto desejado.
Para finalizar, tempere o chocolate. A temperagem não tem nada a ver com temperos e, sim, com temperatura. Ela consiste no choque térmico que o chocolate sofrerá quando entrar em contato com uma superfície gelada e seca. Fique trabalhando a massa até ela atingir 28 °C e, depois, coloque-o na fôrma que desejar.
Fonte: Ana Maria Braga / TV Globo