TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
superlua

Entenda o fenômeno 'Superlua de morango'

Apesar do nome "de morango" dê a entender que a Lua surgirá no céu com uma coloração diferente do normal, isso NÃO ocorre

Por Carlos Rocha Publicado em
Entenda o fenômeno 'Superlua de morango'
Entenda o fenômeno 'Superlua de morango'

Nesta terça-feira (14) uma "Superlua de Morango" é visível a olho nu em todo o Brasil, ao menos nos locais em que as condições meteorológicas favorecem a visualização. Isso quer dizer que a Lua aparece maior e mais brilhante do que o normal. A explicação é que ela está perto do seu perigeu, o ponto mais próximo da Terra durante sua órbita.

Apesar do nome "de morango" dê a entender que a Lua surgirá no céu com uma coloração diferente do normal, isso NÃO ocorre. "Ela não tem nada de coloração avermelhada. Nesse caso é simplesmente uma questão histórica", explica Alessandra Abe Pacini, cientista do grupo de Física Espacial da Universidade do Colorado.

Esse nome vem do fato de que, no hemisfério norte, principalmente no nordeste dos Estados Unidos e e no leste do Canadá, essa é a época de colheita de morango na região.

A Nasa, a agência espacial norte-americana, explica ainda que o termo "superlua" foi cunhado pelo astrólogo americano Richard Nolle em 1979 e acontece quando uma lua nova ou cheia ocorre quando o nosso satélite natural está a 90% do perigeu.



    Relacionadas