Pfizer pede uso emergencial de pílula contra Covid à Anvisa
Medicamento possui quase 90% de eficácia
A farmacêutica Pfizer enviou, nesta quarta-feira (16), o pedido de uso emergencial do medicamento contra Covid-19, denominado Paxlovid, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O tratamento, que consiste na administração combinada dos comprimidos nirmatrelvir + ritonavir, tem como objetivo reduzir sintomas graves da doença e possíveis hospitalizações.
Segundo a Anvisa, as primeiras 24 horas de análise serão utilizadas para fazer uma triagem do processo e verificar se os documentos necessários estão disponíveis. Caso haja informações importantes faltando, a agência pode solicitá-las à farmacêutica. O prazo total de avaliação para o uso emergencial e temporário do medicamento é de até 30 dias.
Anunciado no fim do ano passado, o Paxlovid é um medicamento do tipo antiviral e de uso oral. Os estudos demonstram que esse medicamento, quando administrado no início da infecção pela doença, tem a capacidade de reduzir em até 89% o risco de hospitalização ou morte pela doença em adultos, além de ser um "inibidor potente" da variante ômicron.
Veja mais: