Prêmio Nobel de Física é concedido a três pesquisadores
Estudiosos trabalham com modelos de simulação do clima da terra e desordem flutuação em sistemas físicos.
Três estudiosos foram premiados com o Nobel de Física de 2021. A cerimônia aconteceu na manhã desta terça-feira (5) e teve como vencedores o japonês Syukuro Manabe, o alemão Klauss Hasselman (que dividirão a metade do prêmio por criarem modelos de simulação do clima da Terra) e o italiano Giorgio Parisi (criador de teorias sobre a desordem e a flutuação em sistemas físicos).
Syukuro e Klauss trabalham com os chamados sistemas complexos. Eles referenciam a chamada “teoria do caos”, que ganhou força há décadas atrás. Já Giorgio, tem trabalhos que integram a física em escalas distintas.
As premiações seguem nesta quarta-feira (6), quando serão conhecidos os vencedores do prêmio de Química, depois Literatura e Paz. Na segunda-feira (11) será a vez do vencedor do prêmio de Economia ser anunciado.
BREAKING NEWS:
— The Nobel Prize (@NobelPrize) October 5, 2021
The Royal Swedish Academy of Sciences has decided to award the 2021 #NobelPrize in Physics to Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann and Giorgio Parisi “for groundbreaking contributions to our understanding of complex physical systems.” pic.twitter.com/At6ZeLmwa5