Outubro rosa: imprensa paraibana anuncia parceria para realização de exames
Associação Paraibana de Imprensa (API) aderiu à campanha “Tá na Hora”
Neste outubro rosa, voltado para a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Associação Paraibana de Imprensa (API) aderiu à campanha “Tá na Hora”. Durante esse mês, camisas e outros objetos da campanha estarão à venda na sede da API, de segunda a sexta, das 8h às 12h. O valor arrecadado será revertido para a ONG Amigos do Peito.
A vice-presidente da API, Karla Alencar, destacou esta parceria para realização de exames e a possibilidade de diagnóstico precoce da doença. “Temos a consciência que o câncer de mama continua afetando a vida das mulheres, e existe algumas associadas ou mulheres de associados que não tem condições de bancar exames como a mamografias e biopsias. Por isso estamos em parceria com a Amigos do Peito para a realização desses exames”, destacou.
Associadas ou esposas de associados que não tenham plano de saúde ou condições para realização dos exames podem procurar a Associação para serem encaminhadas para que possam realizarem o procedimento.
A mastologista Joana Barros, coordenadora da ONG, que realizou palestra no evento, defendeu as ações para garantir o acesso também à informação, já que muitas mulheres não conhecem os riscos e não têm acesso a prevenção primária.
“Se você faz a detecção precoce, vai ter mais de 95% de chance de cura. Temos observado, de maneira geral, que a pandemia agravou a situação, mas as mulheres sempre tiveram essa dificuldade. O câncer é uma doença milenar, e através dos tempos, com conhecimento e tecnologia, mas ainda chegamos em quem mais precisa, que são as pessoas que não têm condições”, declarou.
Leia também:
- Paraíba deve receber mais de 57 mil doses de vacina nesta quinta (7)
- Ataque a tiros em escola deixa quatro feridos nos Estados Unidos
- Padre Patrick revela que enfrentou depressão e comenta sucesso na web
- Semob é condenada pela Justiça que ordena mudanças próximo a escolas
- ALPB suspende trabalho presencial um dia após retorno