Vida corrida? Veja sete dicas para não abrir mão da alimentação saudável
Além de todas as responsabilidades profissionais, tem que sobrar tempo para cuidar da casa , muitas vezes dos filhos e principalmente da alimentação
Trabalhar e estudar durante toda a semana, enfrentar filas, conduções lotadas e o trânsito interminável faz parte da rotina do brasileiro, inclusive de quem mora sozinha. Além de todas as responsabilidades profissionais, tem que sobrar tempo para cuidar da casa , muitas vezes dos filhos e principalmente da alimentação.
De acordo com a nutricionista ortomolecular Luciana Harfenist (@lucianaharfenist), referência em nutrição funcional, com um pouquinho de força de vontade, dá para conciliar a rotina diária com uma alimentação balanceada.
"A alimentação é primordial para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, portanto, lembre-se de que você tem duas escolhas: investir em saúde agora, ou em medicamentos, num futuro que pode estar mais perto do que você imagina, não apenas quando idoso, prejudicando sua qualidade de vida e resultados profissionais", explica a profissional.
A nutricionista deu algumas dicas para manter a alimentação em dia:
– Deixe de lado pizzas, lasanhas, sorvete, doces e guloseimas;
– Semanalmente ou quinzenalmente, compre 5 opções de legumes e verduras e 5 frutas. Não precisam ser quantidades enormes e alguns alimentos devem estar mais ou menos verdes, para que dê tempo de serem consumidos;
– Se o seu tempo em casa para o preparo de alimentos é realmente muito curto, fique tranquilo, muitos mercados possuem legumes e verduras já higienizados e cortados. As frutas, prefira as de fácil higienização e transporte para o consumo: maçã, pera, banana, uva, abacate, morango, kiwi, laranja e mamão;
– Prefira os alimentos orgânicos e integrais, pois além de ricos em fibras, vitaminas e minerais, são livres de agrotóxicos.
– Reserve um tempo no final de semana para o preparo de refeições. Não sabe cozinhar? Arrisque-se nas receitas. Basta seguir o passo a passo, comece pelo fácil! Caso não queira cozinhar, avalie se financeiramente é um bom custo-benefício alimentar-se fora ou encomendar congelados saudáveis semanalmente.
– Em alguns mercados ou horti frutis você pode comprar saladas de vegetais e de frutas prontas. Vamos dar uma passadinha a cada três dias antes de voltar pra casa para repor os estoques?
– Que tal comprar deliciosos molhos saudáveis para temperar as saladas e as carnes? Diversos mercados e horti frutis vendem. Nada de comprar temperos industrializados, somente os que não contenham corantes e aditivos químicos.
Como comer na rua?
Busque por restaurantes que tenham um foco para alimentação saudável, pois estes priorizam a utilização de temperos naturais, carnes magras e o uso moderado de sal e gorduras. "Antes do prato principal, é importante consumir bastante folhosos e verduras, pois são ricas em fibras e lhe darão saciedade. Para temperar, faça seu próprio mix de ervas e especiarias naturais e leve dentro de um potinho (curry, cúrcuma, pimenta preta, orégano, tomilho, alecrim); Escolha carnes magras grelhadas, cozidas ou assadas, como o peixe; Não consuma refrigerantes, prefira uma deliciosa limonada bem gelada", ressalta a nutricionista.
E o lanche para levar na mochila?
"Os lanches são a parte mais fácil, pois podem ser castanhas, nozes, frutas, frutas secas, iogurte com aveia e frutas, sanduíches naturais de frango ou atum, água de coco, barras de proteínas e até mesmo doces de marcas saudáveis, que não utilizam corantes artificiais e aditivos químicos, facilmente encontrados em casas de produtos naturais", finaliza Luciana.