Fragmentos de foguete chinês podem cair no Brasil; saiba quais as chances
A chance de que caiam em área habitada e possam causar algum tipo de dano em solo é muito pequena, embora não possa ser desprezada
Desde essa quarta-feira (6), além da final do BBB21 e da lamentável morte de Paulo Gustavo, um assunto que tomou conta da internet foi a reentrada do foguete chinês CZ-5B e fragmentos que podem cair na terra. Há a informação de 1,86% de chances de pedaços do objeto caírem sobre o Brasil, de acordo com cálculo feito pela BRAMON a partir da última previsão de reentrada divulgada na quarta-feira (5).
Segundo os cálculos de Joseph Remis, o foguete deveria reentrar por volta das 02h17 deste domingo (9). Mas como a previsão é feita com muita antecedência, tinha uma margem de erro de mais ou menos 21 horas e, dentro dessa margem, o objeto faria 9 passagens sobre o Brasil.
Novos cálculos divulgados na manhã desta quinta-feira (6) indicam que a reentrada deve ocorrer um pouco mais cedo, à 0h06 de domingo (9), mas com uma margem de erro de 21 horas, o que acrescenta uma passagem a mais sobre a região sul do Brasil e eleva a possibilidade de reentrada sobre o país para 1,92%.
Durante o processo de reentrada, grande parte do foguete deve ser consumido pela atmosfera, restando apenas algumas partes mais resistentes e menores, como os tanques de combustíveis, que caem em velocidade bastante reduzida. A chance de que caiam em área habitada e possam causar algum tipo de dano em solo é muito pequena, embora não possa ser desprezada.
Leia também:
+ João Pessoa começa a vacinar pessoas de 35 anos ou mais com comorbidades; veja
+ Bebê de cinco meses morre por asfixia no interior da PB
+ Ministério Públicos cobram resposta da Prefeitura de João Pessoa sobre Plano de Imunização
+ Ação conjunta prende dupla suspeita de tráfico na Grande João Pessoa