8 apps na Google Play são identificados com malwares; saiba quais são
O programa "Clast 82" introduz outro malware nos dispositivos móveis que dava acesso ao cibercriminoso às contas bancárias das vítimas, além do controle total do smartphone.
Um programa malicioso denominado "Clast82" foi identificado por pesquisadores da Check Point Research (CPR) em oito aplicativos Android disponibilizados na plataforma Google Play Store. O programa introduz outro malware nos dispositivos móveis que dava acesso ao cibercriminoso às contas bancárias das vítimas, além do controle total do smartphone.
A CPR encontrou o Clast82 em aplicativos utilitários, abrangendo funções como gravação de tela ou VPN e descobriu que o programa é composto por um trojan de acesso remoto móvel (MRAT) capaz de controlar o dispositivo com o TeamViewer para que os cibercriminosos tenham acesso ao aparelho como se o tivessem em suas mãos.
Os aplicativos foram:
- Cake VPN
- Pacific VPN
- eVPN
- BeatPlayer
- QR/Barcode Scanner MAX
- Music Player
- tooltipnatorlibrary
- QRecorder
"O cibercriminoso por trás do Clast82 conseguiu contornar as proteções da Google Play usando uma metodologia criativa. Com uma simples manipulação de recursos de terceiros facilmente acessíveis, como uma conta GitHub ou uma conta FireBase, ele aproveitou os recursos para desviar-se das proteções da Google Play Store. As vítimas pensaram que estavam baixando um aplicativo inofensivo do Android, mas o que realmente receberam foi um trojan perigoso que foi diretamente para suas contas bancárias", explicou Aviran Hazum, diretor de pesquisa de ameaças móveis da Check Point.
Em 28 de janeiro de 2021, o Google foi informado a respeito dessas descobertas e, em 9 de fevereiro de deste ano, o Google confirmou que todos os aplicativos Clast82 foram removidos da Google Play Store, segundo a Check Point.
Leia também:
- Bares e restaurantes só poderão funcionar por delivery e retirada nos próximos fins de semana
- Novo decreto altera horários do comércio e construção civil e restringe atividades no fim de semana
- "Não haverá lockdown no estado da Paraíba", ressalta governador
- Decreto de Campina Grande não adotará toque de recolher
Envie sua sugestão de pauta para o Portal T5. Adicione nosso número no WhatsApp: (83) 9 9142-9330
Siga o Portal T5 no Facebook, Instagram e Twitter!