Júpiter e Saturno: como, quando e onde ver a conjunção dos planetas
O cair da noite de 21 de dezembro vai proporcionar um dos mais bonitos eventos astronômicos
O cair da noite de 21 de dezembro vai proporcionar um dos mais bonitos eventos astronômicos. É que os planetas Júpiter e Saturno estarão alinhados, de modo que parecerão um “planeta duplo”.
O fenômeno acontece a cada 20 anos, porém, este ano é especial pois quase 400 anos se passaram desde que ambos estiveram tão próximos um do outro, e cerca de 800 anos desde que aconteceu à noite, o que permitirá que seja visível em quase todos os lugares do mundo, observa a Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos.
O evento foi apelidado pelos astrônomos de "o beijo de Natal".
Como observar?
Será possível ver esse fenômeno de todos os lugares da Terra, cerca de uma hora após o pôr do sol. Quem estiver perto do Equador poderá observar o fenômeno melhor, pois vai durar mais ali. A visibilidade, porém, dependerá das condições meteorológicas. É necessário que não chova e que o céu esteja limpo.
Ele poderá ser visto sem binóculos ou telescópio. Você deverá olhar para o oeste, mas é importante que você o faça de um lugar claro como um parque ou um piso elevado, sem nada à sua frente que obstrua sua visão e, se possível, com pouca poluição luminosa.
Se você tiver um pequeno telescópio ou um par de binóculos, eles podem permitir que você veja as quatro maiores luas de Júpiter orbitando este planeta gigante.
À primeira vista, os dois planetas aparecerão quase "colados" no céu crepuscular da noite. O maior e mais brilhante ponto de luz é Júpiter.
Outra opção para assistir o fenômeno é indo até a página do Observatório Lowell, no Arizona, EUA, que fará a transmissão ao vivo da "grande conjunção".